 |
RESOLUÇÕES
DA CONFERÊNCIA REGIONAL DOS POVOS
INDÍGENAS
Panorama
Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005
|
 |
05/04/2005 A Conferência
Regional dos Povos Indígenas do Estado do
Mato Grosso do Sul, promovida pela Fundação
Nacional do Índio (FUNAI), no município
de Dourados-MS, no período de 28 de março
a 01 de abril de 2005, contando com a participação
de representantes das sete etnias indígenas
habitantes deste Estado (Guarani-Kaiowá,
Guarani-Nhandeva, Terena, Kadiwel, Guató,
Kinikinaw e Ofaié), reunidos com o objetivo
de propor políticas públicas para
o Estado brasileiro que contemplem as suas necessidades
e especificidades, através do presente documento,
faz aprovar as seguintes resoluções:
Temática nº 1 - Terra e Regularização
Fundiária
Propostas apresentadas:
- Reconhecimento, demarcação, homologação
e registro das terras indígenas pelo Governo
Federal;
- Implantação de um projeto de lei
que garanta no orçamento da União
/ criação de um fundo indígena
para tratar especificamente das questões
fundiárias indígenas no órgão
indigenista oficial;
- Criação de um conselho estadual
indígena para fiscalizar as questões
fundiárias indígenas, com membros
escolhidos pelos povos indígenas do Estado;
- Contratação de técnicos agrícolas
indígenas;
- Fornecimento de subsídios e todas as condições
estruturais para que os índios possam se
desenvolver e ter acesso a todos esses recursos;
- Fornecimento de insumos agrícolas na época
correta;
- Aplicação de recursos na formação
e qualificação de indígenas
e criação de um programa para proporcionar
capacitação técnica em diversas
áreas;
- Criação de uma política de
assistência técnica, de infra-estrutura
de produção e comercialização
de produtos associados com o conhecimento e com
a cultura tradicional;
- Adquirir terras agricultáveis em aldeias
urbanas e aldeias no contexto urbano na região
nativa, respeitando as características específicas
da cada comunidade e autonomia dos povos indígenas;
- Garantir recursos financeiros e mecanismos legais
urgentes para ampliação das terras
indígenas já homologadas, que são
insuficientes para atender a demanda indígena
na produção auto-sustentável.
Temática nº 2 - Gestão Territorial
e Meio Ambiente
Propostas apresentadas:
- Projeto de incentivo no plantio de árvores
frutíferas em áreas descobertas e
degradadas, como opção de alimentação;
- Fazer reflorestamento com espécies nativas
indicadas pela própria comunidade e preservação
das áreas já reflorestadas;
- Desenvolver a recuperação, preservação
e revitalização de nascentes e matas
siliares;
- Promover programas e atividades em educação
ambiental;
- Adotar agricultura agro-florestal;
- Desenvolver agricultura orgânica de subsistência
em cooperação familiar;
- Criação de políticas para
o controle da entrada irregular de turistas em áreas
indígenas com o objetivo de explorar recursos
naturais;
- Criação de um programa que estimule
a coleta seletiva de resíduos sólidos
e a reciclagem de materiais.
Temática nº 3 - Saúde
Propostas apresentadas:
- Viabilizar meios legais de contratação
de recursos humanos no quadro da FUNASA e prefeituras
municipais, indígenas qualificados, com perfil,
garantindo-lhes os direitos trabalhistas;
- Implementar conselhos locais e parcerias na área
da saúde;
- Formar e qualificar profissionais indígenas
para atuar na área da saúde;
- Solicitar ao Ministério Público
Federal, para que as prefeituras efetuem a retirada
dos lixões em terras indígena e a
recuperação dessas áreas;
- Fornecimento de água potável e construção
de fossas sanitárias com tratamento de esgoto
domiciliar através da FUNASA em parceria
com os municípios;
- Garantir o fornecimento de água potável
em todas as áreas indígenas, em litígio
ou não;
- Execução de trabalho de sensibilização
junto aqueles indígenas que utilizam agrotóxicos
na lavoura;
- Fiscalização por parte dos órgãos
públicos e indenização das
áreas de risco quanto ao uso de agrotóxicos
nos limites das terras indígenas e áreas
em litígio;
- Criação de unidades de saúde
em todas as aldeias e reestruturação
das já existentes, com funcionamento integral;
- Providenciar a dedetização das casas
das comunidades;
- Garantir a permanência de viaturas 24 horas
nas aldeias, com motoristas indígenas escolhidos
por lideranças, conselho local e comunidade;
-Garantir o fornecimento de remédios em todas
as comunidades indígenas, inclusive nas em
litígio;
- Desenvolver palestras com as mulheres e adolescentes
mães com o intuito de prevenir doenças;
- Substituição dos agentes de saúde
que não correspondem às expectativas
da comunidade;
- Esclarecimento do que é o papel do conselheiro
de saúde e de quais são as suas funções;
- Revitalização da medicina tradicional
nas aldeias;
- Propor políticas urgentes, garantindo direitos
e recursos à saúde e programas voltados
ao controle de natalidade, respeitando a especificidade
de cada etnia;
- Viabilizar curso de capacitação
em antropologia indígena aos profissionais
da área de saúde, bem como o perfil
profissional de cada um;
-Garantir apoio financeiro e estrutural por parte
da FUNASA aos funcionários que atuam dentro
das aldeias em busca de formação profissional;
- Garantir o acompanhamento e o tratamento integral
dos pacientes indígenas portadores de deficiência,
bem como encaminhar pacientes indígenas com
dependência química para tratamento
e recuperação.
Temática nº 4 - Educação
Propostas apresentadas:
- Garantir a efetiva participação
dos indígenas na Coordenadoria de Educação
Escolar Indígena das secretarias estaduais
e municipais, bem como condição e
apoio financeiro para articulação
técnica e política com as comunidades
indígenas;
- Assegurar o cumprimento da legislação
para efetivar o reconhecimento das escolas indígenas
em todas as comunidades;
- Construir escolas que atendam a demanda dos indígenas,
oferecendo ensino fundamental e ensino médio
para jovens e adultos nas aldeias;
- Garantir a formação de professores
indígenas e a qualificação
profissional;
- Criação de políticas para
inclusão e manutenção dos estudantes
indígenas no curso superior e criação
programas do governo para auxiliar estudantes com
respaldo para sua manutenção e convênios
com empresas privadas;
- O Estado do Mato Grosso do Sul deve regularizar,
através de decreto, a promoção
de concurso público específico para
professores indígenas e funcionários
administrativos para trabalhar nas escolas;
- Educação escolar intercultural que
valorize os conhecimentos indígenas e não
indígenas valorizando a língua materna,
e elaboração, produção,
publicação e distribuição
de materiais didáticos para escolas indígenas;
- Formação de especialistas indígenas
e professores indígenas que sejam comprometidos
com a comunidade e capacitados para atender as necessidades
de aprendizagem dos alunos;
- Criar um conselho local ativo e participativo
na gestão escolar indígena;
- Viabilizar recursos para educação
infantil e alunos especiais nas aldeias e a criação
de um Centro de Educação Escolar Indígena
Infantil;
- Parceria com instituições públicas
e privadas para a promoção de estágios
remunerados para indígenas em várias
áreas do conhecimento;
- Programa educacional de saúde / Prevenção
de DST e uso de drogas;
- Todas as universidades públicas e privadas
e escolas do ensino básico devem incluir
a questão indígena em seus currículos;
- O governo Federal, os Estados e os municípios
devem assinar um termo de colaboração
que garanta a execução da educação
escolar indígena;
- Garantir nas universidades públicas e privadas,
cursos de licenciatura específicos para professores
indígenas;
- Oferecer cursos pré-vestibulares para indígenas;
- Programas específicos em relação
à evasão escolar indígena /
Exemplo: PETI;
- Promover palestras e reuniões ministradas
por líderes e professores indígenas
para que haja uma preparação e orientação
para os pais na formação de seus filhos.
Temática nº 5 - Autonomia e Tutela
Propostas apresentadas:
- Ouvir os interesses das comunidades indígenas
nos projetos e demais necessidades através
de reuniões, palestras e conferências
em nível municipal, estadual e federal;
- Reestruturar todos os departamentos da FUNAI;
- Garantir a emissão de registro de nascimento,
documento de identidade e reconhecimento da validade
no território nacional e internacional dos
documentos indígenas expedidos pela FUNAI,
padronizando o modelo;
- Melhorar a comunicação criando um
sistema de comunicação comunitário
indígena;
- Os governos dos órgãos públicos
e os parlamentares devem reconhecer e garantir na
prática as leis que garantem os direitos
indígenas;
- Ouvir os interesses das comunidades indígenas
nos projetos e demais necessidades ///
- FUNAI deve intervir, por meio de suas assessorias
jurídicas, para inibir as más interpretações
de tutela (credito, escola e segurança);
- Capacitação dos indigenistas e dos
índios sobre o papel indigenista nas aldeias;
- Construção de uma sede própria
para a FUNAI e postos da FUNAI nas aldeias;
- Cada aldeia deve ter um representante na Câmara
Municipal, garantindo a participação
no município, no estado e no órgão
indigenista federal ///
- Realizar com mais freqüência encontros
que envolvam a participação das comunidades
indígenas em nível municipal, estadual
e federal;
- Reconhecer o direito à diferença
disponibilizando 50% das vagas em concursos públicos
de órgãos indigenistas aos indígenas,
bem como o cumprimento do estágio probatório
dentro das aldeias;
- Promover o balcão da cidadania para fornecer
documentos aos índios, como por exemplo,
registros tardios;
- O índio tem que ser responsável
pelos seus próprios atos e pela sua má
conduta;
- Ter autonomia e autodeterminação
sem prejuízo da tutela;
- Participação indígena nos
órgãos do governo federal, estadual
e municipal, capacitados e habilitados nas diversas
áreas que atuam nas comunidades indígenas,
indicados pelas lideranças, organizações
indígenas e comunidade em geral;
- Em terras indígenas que são perpassadas
por rodovias, os índios terão direito
de cobrar pedágio, e nas terras que são
perpassadas por redes de alta tensão, os
índios terão isenção
total na de taxa de consumo de energia;
- Políticas públicas de segurança
para as aldeias;
- Assegurar a continuação das conferencias
regionais;
- Capacitar para o mercado de trabalho;
- Recursos oficiais para lideranças indígenas,
exemplo: deslocamento de caciques, recursos para
reuniões e convenções, etc.;
- Criação de um conselho fiscalizador
para acompanhar as aplicações do recursos
da FUNAI;
- Garantir recursos por parte do governo federal
para a FUNAI para atender as necessidades indígenas;
- Propor ao governo, junto aos órgãos
competentes, diretrizes para uma política
voltada às mulheres indígenas;
- Criar uma secretaria ou coordenação
no órgão federal para atender aos
direitos das mulheres indígenas;
- Lançar campanha para promoção
de cidadania, facilitando a emissão de documentos
civis, especialmente para as mulheres indígenas;
- Criação de políticas públicas
destinadas especialmente aos jovens, promovendo
a cidadania.
Fonte: Funai – Fundação
Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa