Panorama
 
 
 

ÚLTIMA LIMPEZA DAS ESCULTURAS DE ALEIJADINHO FOI FEITA HÁ 13 ANOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

03/04/2005 O uso do biocida "asseptim" na limpeza das esculturas da série Os Doze Profetas, feita por Aleijadinho em 1970, pode ser um marco no trabalho de restauração de monumentos históricos no Brasil. O biocida resulta de trabalho realizado na última década junto com laboratórios alemães, por dez técnicos brasileiros – biólogos, geólogos, químicos, engenheiros e restauradores.
A pesquisadora e consultora técnica Ciomara Rabelo de Carvalho, da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), com quem foi assinado convênio do governo alemão para estudo de preservação de obras de pedra ao relento, explica que na Alemanha muitas obras em arenito foram prejudicadas. Responsável técnica pela restauração dos Profetas, ela acrescenta que para a pesquisa o Brasil escolheu a pedra-sabão e o quartzito, "porque Minas Gerais tem um grande acervo nesses tipos de pedra".
No início do estudo, um levantamento mostrou que os problemas apresentados nos Profetas eram a colonização por líquens e a perda de material superficial, que ocorre pela própria composição da pedra. "Há áreas fragilizadas por serem basicamente compostas de talco e as chuvas vão desgastando a superfície". Já os líquens são organismos naturais e crescem em locais com umidade e calor, "em rochas onde não existe uma poluição atmosférica muito grande e gostam da pedra-sabão por ter uma característica básica (não ácida)", afirma a consultora.
O biocida usado na última limpeza dos Profetas, há 13 anos, matou o líquen "mas não o desprendeu, foi preciso retirá-lo com uma ação mecânica, o que causou perda de rocha superficial", aponta a pesquisadora. Com a nova técnica, "além de não ser preciso uma intervenção, desde o primeiro teste em 96, a rocha não foi recolonizada pelos liquens". Outros testes, em áreas côncavas do Profeta, onde existe o acúmulo de água, também obtiveram o mesmo sucesso.
Na limpeza dos Doze Profetas será feito um acompanhamento durante um ano para "saber se está ocorrendo recolonização e se há necessidade de outra aplicação". Os técnicos irão treinar restauradores de Minas Gerais para, no caso da necessidade de uma nova limpeza, "eles mesmos poderem cuidar do patrimônio". De acordo com Ciomara Rabelo, não há contra-indicações para aplicação e não há danos a rocha. "Você só não pode aplicar concentrações altas para não criar resistência dos fungos presentes no líquen".
As verbas para as pesquisas foram da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Fonte: Radiobras – Agência Brasil (www.radiobras.gov.br)
Alessandra Bastos

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.