Panorama
 
 
 

UM CERTIFICADO MERECIDO PARA OS 14 FUNCIONÁRIOS QUE CONCLUÍRAM O CURSO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2005

01/04/2005 Depois de sete dias de aulas passando verdadeiras provações, os 14 funcionários, que participaram do curso Operação de Embarcação de Estado no Serviço Público, mereceram o certificado que os habilita a conduzir barcos. O curso iniciado no dia 23 de março e que se encerra hoje (1/4), tinha uma programação pouco usual.
As aulas teóricas, das 8 às 18 horas, não surpreenderam, mas as aulas práticas na Represa Billings exigiram muita dedicação, pois se iniciavam às 6 horas e se encerravam às 19 horas, obrigando os alunos a passarem longos períodos dentro d’água, já fria neste começo de outono, e se alimentarem apenas de sanduíches e refrigerantes.

José Jorge
O curso, que faz parte do Plano de Capacitação e Formação Profissional Continuada da CETESB, foi coordenado pela Diretoria de Gestão Corporativa, por intermédio do Departamento de Gestão de Recursos Humanos - AR, Divisão de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos – ARD e Setor de Capacitação para a Gestão Ambiental - ARDC, atendendo a uma demanda de áreas vinculadas às Diretorias de Controle da Poluição

José Jorge

Ambiental e de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental. Com a coordenação técnica do biólogo Carlos Jesus Brandão, gerente do Setor de Amostragem em Ambientes Aquáticos e Ensaios Granulométricos - EAXA, e coordenação pedagógica de Maria Tereza Thomé, do ARDC, o curso foi desenvolvido com recursos do Programa de Controle da Poluição – PROCOP e o apoio da Polícia Militar Ambiental, que cedeu as instalações de sua base na Capital para as aulas práticas e a base na Represa Billings para as aulas práticas.
José Jorge
O curso, ministrado por membros da Polícia Militar Ambiental, promoveu no primeiro dia a familiarização com os termos náuticos, apresentando aparelhos utilizados nas embarcações, primeiros socorros e aspectos relacionados à sobrevivência de náufragos, como o deslocamento e flutuabilidade, combate a incêndios e legislação aquaviária. As aulas abordaram, também, questões como noções de eletricidade, máquina e motor. A parte teórica envolveu questões como nós e cabos e manobra de embarcações. O curso contou com a participação de Armando Aparecido Trevisam, Carlos Alberto Coimbrão, Carlos Jesus Brandão, Cláudio Rafael Vargas Riveros, Débora Orgler de Moura, Julião R. Serrão Flores, Miguel Monteiro, Odair de Oliveira Reis, Osvaldo Atanagildo da Silva, Reinaldo José T.P. dos Santos, Vanderley Aparecido Queiróz, Venício Pedro Ribeiro, Waldemar Arrabal Rodrigues e Wesley Tretow Neves.

Fonte: Cetesb – agência ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Fotos: José Jorge

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.