Panorama
 
 
 

BARROS DEFENDE PL DE CONCESSÕES DE FLORESTAS NA CÂMARA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

(13/04/05) - O presidente do Ibama, Marcus Barros, deixou claro a deputados que apóia o projeto de lei de Concessão de Florestas, durante audiência pública ontem na Câmara. Ele contou que o Conselho Gestor - integrado por todos os diretores do Ibama - teve um "posicionamento crítico" ao projeto na fase de discussão interna no Ministério do Meio Ambiente.
As discussões prosseguiram e o texto final encaminhado ao Congresso tranqüilizou Barros, mas funcionários do Ibama ainda resistem à proposta alegando risco de desmonte do órgão. "Não tenho mais o temor que tinha no início de que o Ibama perderia importância à medida em que o processo avançasse, mesmo porque ficará para fora do Ibama uma atividade que o instituto não exercia na sua história: o fomento", afirmou Barros.
A exclusão dessa tarefa elimina a contradição entre fiscalizar e conceder, identificada na proposta inicial, pois o órgão teria de licenciar atividades para um controle racional da exploração florestal e, ao mesmo tempo, fiscalizar esta ação florestal. O fomento ficará a cargo do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), a ser criado.
Para Barros, o Ibama pode crescer e interagir melhor com a sociedade a partir de aperfeiçoamentos do projeto de concessão de florestas. Ele enfatizou o trabalho do instituto que tem tomado "atitudes corajosas na perspectiva de ordenamento fundiário", como a suspensão de planos de manejo na Amazônia liberados anteriormente pela instituição com base em documentos de posse de terra extremamente precários e abrangendo imensas áreas.
O principal mérito do projeto, na opinião de Barros, é promover desenvolvimento sustentável com a preservação ambiental da Amazônia. O presidente do Ibama descartou a possibilidade de o projeto propiciar a internacionalização da Amazônia. Em tom veemente, Barros afirmou que se a ministra Marina Silva visse qualquer indício desta hipótese teria "autoridade moral" para recuar da proposta. "O que ela traz é perspectiva do ordenamento, é a coisa nova, é valorizar as populações amazônicas, e criar emprego a partir da sustentabilidade. É outra premissa de desenvolvimento. É isso que nos interessa."

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom (Sandra Sato)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.