Panorama
 
 
 

CHINA PRODUZ ARROZ TRANSGÊNICOS ILEGAL E CONTAMINA SUA PRODUÇÃO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2005

14-04-2005 - Pequim (China) O Greenpeace denunciou ontem, na China, o plantio ilegal de uma variedade de arroz chinês transgênico e exigiu sua imediata retirada do mercado internacional. As conseqüências do arroz transgênico para o meio ambiente e para a saúde humana não foram avaliadas e as exportações chinesas de arroz podem ter sido contaminadas pela variedade ilegal.
A equipe de investigação do Greenpeace descobriu um arroz transgênico sendo cultivado e comercializado ilegalmente, sem registro junto às autoridades daquele país, na província chinesa de Hubei. Produtores de semente e agricultores afirmam que as sementes foram cultivadas nos últimos dois anos. Amostras coletadas em empresas de sementes, cerealistas e fazendas foram testadas pelo laboratório internacional Genescan que confirmou a presença de transgênicos em várias amostras. O Ministério da Agricultura da China afirmou em nota que abriu uma investigação por meio da Secretaria de Agricultura da Província de Hubei, e que medidas serão tomadas de acordo com a lei chinesa de biossegurança.
“As corporações de transgenia estão fora de controle, somos suas cobaias”, disse Sze Pang Cheung do Greenpeace China. “Um pequeno grupo de cientistas está brincando com o mais importante alimento do mundo e sujeitando os consumidores chineses a um inaceitável experimento” completou.
As amostras analisadas e os relatórios de campo apontam para um arroz inseticida, modificado geneticamente para produzir uma toxina da bactéria Bacillus thuringiensis, Bt, que confere à planta resistência a insetos. Os técnicos do Greenpeace estimam que entre 950 a 1200 toneladas de arroz transgênico foram colhidos no ano de 2004, e que mais de 13.500 toneladas podem entrar no mercado esse ano se nenhuma ação for tomada.
De acordo com a cientista da Unidade Científica do Greenpeace Internacional, Dra. Janet Cotter, esse problema exige do governo uma medida imediata, “existem evidências muito fortes de que o arroz transgênico Bt pode causar reações alérgicas no consumidor. Já foi demonstrado que a proteína inseticida (chamada Cry1Ac) pode ter induzido à reação alérgica em ratos (1). Até o momento, não existe nenhum teste de segurança com o arroz transgênico Bt realizado em seres humanos”.
“O total descontrole sobre a introdução de plantas transgênicas, como fica mais uma vez evidente, mostra os graves riscos que o meio ambiente e os consumidores estão correndo”, disse o engenheiro agrônomo do Greenpeace Brasil, Ventura Barbeiro. Para ele, esse caso de contaminação lembra a incapacidade de os governos brasileiro e norte-americano em lidar com a introdução ilegal de sementes transgênicas. “Nos Estados Unidos, em 2001, houve a necessidade de recolher o milho StarLink que causou graves problemas e, em 2005, surge o escândalo da comercialização acidental de uma variedade de milho não aprovada nos EUA e de arroz na China. Ao longo de sete anos, o governo brasileiro mostrou uma total incapacidade de lidar com a contaminação genética, pois até hoje não houve a realização de um estudo de impacto ambiental da soja transgênica”, completou Barbeiro.
O milho transgênico StarLink, apesar de autorizado apenas para consumo animal, contaminou toda a cadeia de produção de alimentos norte-americana, obrigando a retirada de mais de 200 marcas de alimentos dos supermercados. Isso causou um prejuízo de mais de um bilhão de dólares. A denúncia de comercialização “acidental”, durante quatro anos, de uma variedade de milho transgênico não autorizado, produzido pela Syngenta foi feita este ano. A possibilidade de contaminação do milho exportado à Europa gerou fortes reações por parte da União Européia.
Esse caso de contaminação na China poderá causar graves problemas para os exportadores chineses segundo Sze, “A china é o maior exportador de arroz do mundo e nossos clientes como Japão, Coréia, Rússia e Europa têm forte rejeição aos alimentos transgênicos”.

NOTA:

(1) Moreno-Fierros, L., García, N., Gutiérrez, R., López-Revilla, R. & Vázquez-Padrón, R.I.2000. Intranasal, rectal and intraperitoneal immunization with protoxin Cry1Ac from Bacillus thuringiensis induces compartmentalized serum, intestinal, vaginal and pulmonary immune responses in Balb/c mice. Microbes and Infectection 2: 885-890 and references therein.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.