Panorama
 
 
 

CNEN APRESENTA NA EXPO-INTERATIVA AS APLICAÇÕES DA ENERGIA NUCLEAR

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

11/04/2005 A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, investe em pesquisa e desenvolvimento na área nuclear e promove o uso cada vez mais amplo e seguro das tecnologias do setor. Todo esse esforço e a busca constante por inovações contribuíram para que hoje a energia nuclear ocupe papel de destaque na melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.
Na área médica, há aplicações no diagnóstico e tratamento de uma série de doenças. A indústria se beneficia em diversos segmentos. A energia elétrica gerada nas usinas Angra 1 e Angra 2 contribui para o desenvolvimento do País. Há ainda diversas outras áreas nas quais poucos imaginam que a energia nuclear possa estar presente de forma tão fundamental. Um pouco desta realidade poderá ser conhecida no estande da CNEN na Expo-interativa, que ocorre no Riocentro de 11 (hoje) a 17 de abril, das 9 às 22 horas. A entrada é franca.

Medicina

O uso das radiações vem salvando vidas há dezenas de anos através do tratamento e diagnóstico de vários problemas de saúde. Entre os procedimentos mais conhecidos estão a radiografia, a tomografia e a mamografia. Esses exames ão realizados com equipamentos de raio-x, que produzem radiação a partir de eletricidade, e servem para análise de diversas partes do corpo humano.
Boa parte do uso das radiações ocorre com radioisótopos e radiofármacos, substâncias radioativas de uso medicinal produzidas no Brasil exclusivamente pela CNEN. Cerca de dois milhões de procedimentos médicos são realizados anualmente no País com estes produtos. A maior produção é de tecnécio-99, empregado no mapeamento de órgãos humanos. Outros exemplos: o samário-153 alivia dores provocadas por metástases ósseas e o iodo-131 é usado em radioterapia de tumores da tireóide. Atualmente está em estudo a criação da Empresa Brasileira de Radiofármacos, entidade que poderá reunir a estrutura da CNEN dedicada à produção destes materiais.

Indústria

O processo de irradiação de fios e cabos elétricos melhora suas propriedades térmicas, elétricas e mecânicas. Possibilita a fabricação de condutores com maior resistência, utilizados nas indústrias aeronáutica, automobilística, naval e de computação. O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), unidade da CNEN em São Paulo, presta este serviço. Somente em 2002 foram irradiados no Instituto cerca de 12 mil quilômetros de cabos e fios elétricos fabricados pela indústria de São Paulo.
Há também o processo de radioesterilização, que é a esterilização com o uso de radiação. Na indústria, serve para os mais diversos tipos de produtos, como seringas, materiais cirúrgicos em geral e cosméticos, entre outros.

Acervos culturais

A esterilização por radiação gama é uma das formas mais eficientes de combate aos fungos e insetos que destroem papéis, pigmentos, colas, fibras têxteis, couros, madeiras e outros materiais.
Utilizada em museus e bibliotecas da Europa desde a década de 80, a técnica chega agora ao Brasil pelas mãos de pesquisadores do Instituo de Engenharia Nuclear. Pode ser aplicada na conservação de livros e documentos, pinturas, desenhos e gravuras, esculturas, negativos fotográficos, filmes e videotapes, vestuário, arte plumária, plantas secas e outras coleções. As doses de radiação são calculadas de forma a não afetar a estrutura dos materiais.

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (Gustavo Sousa Jr.)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.