Panorama
 
 
 

ESCÂNDALO DO MILHO TRANSGÊNICO ILEGAL: UE PODE PROIBIR IMPORTAÇÃO DOS EUA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

12-04-2005 – Bruxelas - Após o escândalo do milho Bt10, da Syngenta, a Comissão Executiva da União Européia avalia a possibilidade de suspender temporariamente as importações de milho dos Estados Unidos. A decisão pode ser tomada nos próximos dias. Ao mesmo tempo, o Greenpeace exige que a Comissão Executiva proíba a importação de qualquer tipo de semente, ração e alimento norte-americano enquanto as autoridades daquele país não encontrarem um meio de garantir a ausência de transgênicos proibidos na UE.
A organização ambientalista exige, também, que o governo norte-americano investigue a recente “falha de segurança” da Syngenta. A empresa misturou sementes transgênicas e comercializou por quatro anos o milho Bt10 sem autorização em vez do autorizado Bt11. O Bt10 não foi avaliado pelos órgãos reguladores nem tem seus efeitos sobre a saúde humana e o meio ambiente analisados. As sementes comercializadas contaminaram o milho exportado para vários países. O caso demonstrou a incapacidade dos órgãos oficiais em controlar e fiscalizar produtos geneticamente modificados.
“O governo norte-americano deve garantir que as exportações não contenham sementes ou plantas transgênicas não autorizadas”, afirma Ventura Barbeiro, engenheiro agrônomo do Greenpeace. “As empresas e governos devem entregar informações sobre todos os transgênicos, incluindo os experimentais ou não autorizados. Assim, qualquer país poderá implementar medidas de segurança para impedir a contaminação por qualquer organismo transgênico”. Para o Greenpeace, essas contaminações ilegais não podem ser encobertas pela falta de informações técnicas.
O caso do Bt10 não é o primeiro escândalo. Em 2002 a empresa ProdiGene misturou o milho transgênico utilizado para produzir vacinas com o destinado a alimentação humana. Diversas vezes o mamão transgênico produzido no Havaí foi encontrado na Alemanha, onde sua comercialização é proibida. A Universidade da Califórnia enviou “acidentalmente” sementes de tomate transgênico para todo o mundo. O caso mais famoso foi o do milho StarLink que, liberado apenas para consumo animal por causar problemas em seres humanos, contaminou a cadeia produtiva norte-americana e foi encontrado em países europeus e no Japão.
A Comissão Européia tem pedido, repetidas vezes, à Syngenta, as ferramentas necessárias para testar as milhares de toneladas de milho importadas. Entretanto, a empresa ainda não liberou informações sobre a composição genética do milho Bt10, especialmente do “identificador único”, que permitiria a realização dos testes. O caso da contaminação ilegal do milho norte-americano pelo transgênico não autorizado Bt10 foi publicado pela revista Nature em 24 de março.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.