Panorama
 
 
 

ESPECIALISTAS DA CETESB DISCUTEM QUALIDADE DAS ÁGUAS E DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2005

13/04/2005 A Associação dos Engenheiros da CETESB – ASEC deu prosseguimento, nesta quarta-feira (13/4), ao 6º Encontro Técnico Anual da entidade, juntamente com a Feira Ambiental, para discutir o tema “Água - Recurso Indispensável”. A palestra de abertura coube ao biólogo Claudio Roberto Palombo, doutor em Ecologia pela Universidade São Paulo – USP e técnico do Setor de Águas Interiores da CETESB, que discorreu sobre as Redes de Monitoramento de Qualidade das Águas e apresentou um pequeno histórico acerca da distribuição dos pontos de amostragem em rios e reservatórios existentes no Estado.

Pedro Calado
“Em 1974, tínhamos 47 pontos instalados e hoje contamos com mais de 300 pontos, compreendendo a rede básica, o monitoramento automático e o monitoramento regional. A desenvolvimento do sistema vem permitindo ter uma melhor avaliação das condições de qualidade dos nossos rios e reservatórios”, disse.
O biólogo citou a adoção dos novos indicadores, como o IVA – Índice de Proteção de Vida Aquática, o IAP – Índice de Qualidade de Água para o Abastecimento Público e o IB – Índice de Balneabilidade que informa a Qualidade da Água para Recreação, e fez uma avaliação das condições dos recursos hídricos de 2004, mencionando que houve uma melhoria de 17% com relação ao IAP e de 2% com relação à coleta de esgoto doméstico.
“Apesar do pequeno aumento em termos de coleta de esgoto, o mesmo corresponde a aproximadamente 700 mil habitantes, que passam agora a contar com um sistema de esgotamento sanitário. Além disso, o que chama muito a nossa atenção é o elevado índice de eutrofização (enriquecimento dos corpos d’água por nutrientes como o nitrogênio e fósforo) em que se encontram a maioria dos rios e reservatórios do Estado”, acrescentou.
A respeito dos recursos hídricos da Grande São Paulo, Cláudio ressaltou: “Apesar da escassez da água em virtude dos menores índices pluviométricos registrados desde 1999, a qualidade da água não sofreu alteração tão significativa nesse período”.
Em seguida, a bióloga Marta Lamparelli , doutora em Ecologia pelo Instituto de Biociências da USP e gerente de Divisão de Análises Hidrobiológicas da CETESB, proferiu a palestra “Bioindicadores de Qualidade da Água”. A bióloga falou da utilização de índices específicos para a avaliação da vida aquática, como as concentrações de clorofila ou a avaliação ecotoxicológica.
Segundo Marta, esses instrumentos possuem limitações, não devendo substituir o uso de bioindicadores, pois as comunidades aquáticas propiciam uma avaliação direta, integrando espacial e temporalmente a saúde ambiental dos ecossistemas.
“A Cetesb utiliza há, aproximadamente, quatro anos, na rede de monitoramento, bioindicadores para avaliação da qualidade dos sistemas aquáticos, os quais constituem uma medida da saúde ambiental desses sistemas. Essa avaliação é pioneira no Brasil pela sua abrangência e por incluir aspectos ecotoxicológicos e diferentes organismos aquáticos”, salientou.
A problemática dos patógenos emergentes e a sua relação com as doenças infecciosas e de veiculação hídrica, bem como os fatores ambientais e humanos, foram tópicos da palestra “Microrganismos Patogênicos Emergentes de Veiculação Hídrica” proferida pela biomédica Maria Inês Zanoli Sato, doutora em Ciências na área de Microbiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP e gerente do Departamento de Análises Ambientais da CETESB.
“Além das doenças de veiculação hídrica associadas a patogênicos clássicos como a cólera e a salmonelose, têm surgido nas últimas décadas uma série de doenças associadas a vírus, bactérias e protozoários que, até o momento, não haviam sido detectados ou estavam controlados. O seu aparecimento está associado a mudanças climáticas, migração de populações, globalização, desmatamentos e interferências nos ecossistemas como construção de barragens, projetos de irrigação e outros”, alertou a bióloga.

Outorga do Cantareira

No painel "Gestão dos Recursos Hídricos", o coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento - SERHS, Rui Brasil Assis, falou sobre o processo de elaboração da nova outorga do Sistema Cantareira, que contou, segundo enfatizou, com a participação ativa dos poderes públicos estadual e federal, além da sociedade, Ministério Público e imprensa.
A outorga anterior, assinada pelo ministro de Minas e Energia, Shigeaki Ueki, no período da ditadura, simplesmente permitia a captação de água do Sistema Cantareira, sem qualquer recomendação sobre vazões máxima ou mínima.
Pedro Calado
Quando o crescimento da população na região de Piracicaba provocou o aumento da poluição no rio, com a ocorrência freqüente de mortandade de peixes, aconteceram grandes manifestações contrárias ao sistema, que era considerado o vilão da Bacia do Piracicaba. "Porém, foi essa problemática que originou a organização da sociedade e deu início ao processo de criação do Sistema de Monitoramento de Recursos Hídricos", destacou Brasil. O manancial da Cantareira responde por 48% do sistema integrado de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo - RMSP e a previsão para o ano de 2004 era de racionamento, uma vez que este seria o quinto ano consecutivo de estiagem, com o nível do reservatório caindo. Mas o cenário não foi tão sombrio, pois a criação de um bônus
para quem economizasse água, teve uma ótima adesão por parte da população e o racionamento não foi necessário. Outro fator que contribuiu para evitar o racionamento e que hoje está possibilitando a formação de uma espécie de poupança de água denominada "Banco de Águas", foi a entrada em vigor da nova outorga a partir de agosto de 2004, após um longo e democrático período de discussões, em que o Comitê de Bacia do Piracicaba, Capivari e Jundiaí – PCJ realizou mais de dez audiências públicas.
Nesse período, técnicos do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE, vinculado ao SERHS, desenvolveram um sistema denominado de “Curvas de Aversão ao Risco”, que indicou as vazões máximas e mínimas tanto para o sistema Cantareira, como para o PCJ, mantendo 17,5 m3/s de água armazenada no sistema Cantareira e 12 m3/s no PCJ.
"Isso é possível porque o sistema desenvolvido rompeu com o paradigma de que a outorga estabelece uma vazão contínua. Considero que o processo foi bem sucedido e acredito que por dez anos, que é o tempo que vale esta outorga, o conflito está solucionado", concluiu Rui Brasil.

Papel da ANA

Para falar sobre "O Papel da ANA na Gestão Compartilhada dos Recursos Hídricos", o encontro contou com a participação do superintendente de Outorga e Cobrança da Agência Nacional de Águas – ANA, Francisco Lopes Viana. Segundo o palestrante, o Brasil, até o momento, regularizou a situação de 2,5 % dos usuários dos recursos hídricos.
Esse número representa um universo de 10 mil usuários cadastrados, mas a ANA espera que em breve esse número passe dos 70 mil. Para alcançar essa cifra, a agência realiza campanhas de regularização, por meio do Cadastro Nacional de Usuários de Água.
"Neste momento, a campanha está sendo implementada na Bacia do São Francisco e até junho deve atingir outras bacias. Nossa meta é de que, em dez anos, todos os usuários estejam cadastrados. Esse é sem dúvida o maior projeto de gestão de água já realizado no país", afirmou Viana.

Aqüífero Guarani

O gerente do Setor de Qualidade do Solo e Águas Subterrâneas da CETESB, Cláudio Luiz Dias, falou sobre o "Gerenciamento Ambiental do Aqüífero Guarani no Estado de São Paulo". Dias explicou que a CETESB monitora 39 pontos no sistema do Aqüífero Guarani, número que vem aumentando a cada ano. Porém, existem dois aspectos que orientam o gerenciamento. O primeiro engloba o monitoramento da qualidade e quantidade, a elaboração de projetos especiais para a área, o mapeamento da região e uma gestão integrada.
O segunda aspecto diz respeito à outorga, que também é uma garantia de água com boa qualidade. Envolve também o controle da poluição, que é feito por meio do licenciamento ambiental, fiscalização e monitoramento. Por último, o gerente da CETESB salientou que é importante que os municípios tenham um plano diretor, para definir o uso e ocupação do solo.
Para aprimorar o sistema de gerenciamento, foi firmado um convênio entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado, CETESB, Instituto Florestal e o Governo do Estado da Baviera. Esse projeto de cooperação vai proporcionar a criação de um sistema de informação, que possibilita, por exemplo, a área de proteção máxima para preservar o aqüífero.

Fonte: Cetesb – agência ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Wanda Carrilho)
Fotos: Pedro Calado

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.