Panorama
 
 
 

GOVERNO PROPÕE NOVAS ÁREAS PROTEGIDAS PARA PANARÁ E SANTA CATARINA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

12/04/2005 Começam no dia 18 as consultas públicas sobre a criação de oito novas áreas protegidas voltadas à

SBF/MMA
conservação das araucárias em Santa Catarina e no Paraná, somando mais de 540 mil hectares (área pouco menor que a do Distrito Federal). As datas dos debates foram publicadas hoje no Diário Oficial da União. Ao todo, Ministério do Meio Ambiente e Ibama pretendem implementar dois parques nacionais, duas reservas biológicas, dois refúgios de vida silvestre, uma estação ecológica e uma área de proteção ambiental. A proposta será apresentada nesta sexta-feira (15) ao Grupo de Trabalho Araucárias Sul, em Brasília (DF). Veja tabela abaixo.
Os locais para as unidades de conservação foram definidos com base nas portarias 507 e 508 do Ministério do Meio Ambiente, de dezembro de 2002, e a partir das pesquisas do Grupo de Trabalho Araucárias Sul, formado em março de 2003. Participaram dos trabalhos de campo quarenta técnicos de dezesseis instituições, que percorreram mais de 40 mil quilômetros no Paraná e em Santa Catarina na busca de áreas preservadas com o pinheiro brasileiro.
As oito áreas protegidas atingirão parte de 21 municípios catarinenses e paranaenses. Os parques e reservas também foram definidos para proteger ao máximo matas e campos nativos e nascentes que abastecem rios e populações. Sempre que possível, residências, fazendas e criações foram deixadas de fora dos limites das unidades de conservação. Com exceção da área de proteção ambiental, terras privadas no interior das demais áreas protegidas poderão ser desapropriadas. Nos refúgios de vida silvestre, poderá haver desapropriação caso as atividades privadas não sejam compatíveis com os objetivos de preservação. A Floresta Ombrófila Mista, nome técnico das matas com araucárias (foto), faz parte da Mata Atlântica e ocupava cerca de 200 mil quilômetros quadrados em estados da Região Sul e Sudeste do País, principalmente em planaltos e regiões de clima mais frio. Espécies de árvores como canela-sassafrás, canjerana, canela-preta, imbuia e xaxim, e de animais como gralha-azul, lobo-guará, anta, papagaio-do-peito-roxo e onça pintada encontram abrigo nessas matas. Somente 0,2%
SBF/MMA
da área original da floresta está protegida em unidades de conservação federais, estaduais, municipais e particulares. "A área é insuficente para garantir a sobrevivência da araucária", disse Wigold Schäffer, coordenador do Núcleo de Mata Atlântica e Pampa do Ministério do Meio Ambiente.
Devido à qualidade da madeira da araucária, leve e sem falhas, a espécie foi muito procurada por madeireiras a partir do início do Século XX. Estima-se que, entre 1930 e 11000, cerca de cem milhões de pinheiros tenham sido derrubados. Entre 1950 e 1960, foi a principal madeira de exportação do País. Hoje, a floresta com araucárias está praticamente extinta, restando menos de 3% de sua área original em bom estado de conservação.

Consultas Públicas

Paraná
- 18 de abril, às 17h30min, no Auditório da Prefeitura Municipal de Imbituva, sobre a criação de Reserva Biológica nos municípios de Imbituva, Ipiranga e Teixeira Soares, e Refúgio de Vida Silvestre nos municípios de Imbituva, Ponta Grossa, Ipiranga, Palmeira e Teixeira Soares.

- 19 de abril, às 19h, no Grande Auditório da Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa, sobre a criação de Parque Nacional nos municípios de Ponta Grossa, Castro e Carambeí; e, criação de Refúgio de Vida Silvestre nos municípios de Ponta Grossa, Ipiranga, Palmeira, Teixeira Soares e Imbituva.

- 20 de abril, às 15h, no Salão Paroquial de Tuneiras do Oeste, sobre a criação de Reserva Biológica nos municípios de Tuneiras do Oeste e Cianorte.
- 27 de abril, às 19h, no Salão Nobre do Centro Universitário
Diocesano do Sudoeste do Paraná, em Palmas, sobre a criação de Refúgio de Vida Silvestre nos municípios de Palmas e General Carneiro.

Santa Catarina

- 26 de abril, às 15h, no Clube Real de Abelardo Luz, sobre a criação de Estação Ecológica no município de Abelardo Luz e Área de Proteção Ambiental nos municípios de Macieira, Bom Jesus, Passos Maia, Abelardo Luz, São Domingos, Ipuaçu, Faxinal dos Guedes, Vargeão, Ponte Serrada, Água Doce, Vargem Bonita e Ouro Verde.

- 26 de abril, às 15h, na Câmara Municipal de Ponte Serrada, sobre a criação de Parque Nacional nos municípios de Ponte Serrada e Passos Maia; e, criação de Área de Proteção Ambiental nos municípios de Macieira, Bom Jesus, Passos Maia, Abelardo Luz, São Domingos, Ipuaçu, Faxinal dos Guedes, Vargeão, Ponte Serrada, Água Doce, Vargem Bonita e Ouro Verde.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Aldem Bourscheit)
Foto: SBF/MMA

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.