Panorama
 
 
 

GREENPEACE FAZ AÇÃO EM REUNIÃO DO PT NO RIO

Panorama Ambiental
Rio de Janeiro (RJ) – Brasil
Abril de 2005

09.04.2005 - Às vésperas da decisão sobre a retomada do programa nuclear brasileiro, Greenpeace faz ação em reunião do PT no Rio

Ativistas levam campanha contra construção de Angra 3 para encontro nacional do partido do presidente Lula em hotel da praia do Flamengo e entregam bonés e bottons a parlamentares e ministros petistas
Em uma ação rápida e pacífica, ativistas do Greenpeace levaram a campanha contra a construção de Angra 3 para encontro nacional do PT realizado sábado em um hotel da praia do Flamengo. Foram distribuídos bonés e bottons com os dizeres "Eu digo não à Angra 3" a parlamentares e ministros do partido do presidente Lula. O deputado estadual (PT-RJ) e ambientalista Carlos Minc fez questão de usar, durante a reunião, o boné que ganhou durante visita que fez ao balão da Expedição Brasil É Não Nuclear, exposto ao público no Aterro do Flamengo.
"Sou um crítico histórico das usinas nucleares. Fui um dos organizadores do primeiro protesto contra Angra 1, em 1982, e dou meu apoio incondicional à campanha de vocês contra Angra 3", afirmou Minc. "Essa forma de geração de energia é cara, perigosa e desnecessária. Até quem pariu essa a tecnologia, a Alemanha, não quer mais usinas nucleares. É muita 'sorvetice' investir bilhões de dólares em mais um reator no Brasil."
O ministro da Saúde, Humberto Costa, e senador Eduardo Suplicy (PT-SP), aceitaram o presente anti-nuclear do Greenpeace, mas não usaram. Já Benedita da Silva, ex-governadora do Rio e ex-integrante do governo Lula, recusou. "Obrigado, mas não posso aceitar. Eu sou governista", desconversou.
O Rio de Janeiro foi a 11ª cidade visitada pela expedição Brasil Não É Nuclear. A atividade aconteceu às vésperas da decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que pode autorizar, no próximo dia 13 de abril, a retomada do programa nuclear brasileiro, com a conseqüente construção de Angra 3. Os cariocas que apareceram na atividade do Greenpeace no Aterro do Flamengo puderam saber um pouco mais sobre os equívocos da aventura nuclear e deixar suas mensagens para Lula na faixa de pano que será entregue ao presidente brasileiro em maio.
Para Margarida Oliveira, coordenadora de educação ambiental da ONG Defensores da Terra, as usinas nucleares são maléficas para o meio ambiente e podem comprometer gerações futuras. "O lixo nuclear não tem solução até hoje. Temos que investir em fontes limpas de energia, principalmente no Brasil, que é tão rico em vento e sol, por exemplo. É importante para nós termos uma matriz energética diversificada, que é a cara do Brasil. Por isso defendemos a reconversão da tecnologia nuclear para as renováveis."
No domingo, a expedição recebeu a visita do ator Oswaldo Loureiro, que literalmente vestiu a camisa da campanha anti-nuclear do Greenpeace e deu seu apoio ao protesto contra a construção de Angra 3. "Sou contra usinas nucleares, não têm por que o Brasil investir nesse tipo de tecnologia. O que me entristece é que não vemos esse assunto sendo discutido mais detalhadamente na imprensa", afirmou Loureiro.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.