Panorama
 
 
 

ÍNDIOS DIZEM A MINISTRO QUE QUEREM REVITALIZAÇÃO DA BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO

Panorama Ambiental
Macapá (AP) – Brasil
Abril de 2005

12/04/2005 - Índios das etnias Truká e Tumbalalá disseram hoje ao ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, que o que mais desejam do governo é a revitalização da bacia do Rio São Francisco. Segundo o representante Truká, Mozeni Araújo, os índios querem "revitalizar a bacia com um projeto de drenagem da mata ciliar, reflorestamento dos mananciais, revitalização dos ‘rios mortos’ e saneamento ao longo de cerca de 266 cidades que jogam seus dejetos no rio".
A representante da etnia Tumbalalá, Maria José Marinheiro, os índios de sua aldeia, no município baiano de Curaçá, e os Truká da região de Cabrobó, em Pernambuco, são contra a integração do rio, mas favoráveis a uma revitalização imediata. "Estamos vendo que o projeto de revitalização vai acontecer, mas poucas pessoas foram consultadas e um impacto ambiental como esse tem que ter uma discussão bem ampla", ressaltou Maria José Marinheiro. Para Mozeni Araújo, a revitalização é o outro lado da moeda do projeto de integração: "Sem uma revitalização, o projeto compromete a vida do rio."
Para os indígenas, que decidiram formar uma comissão com quatro representantes para acompanhar a discussão do projeto, podem ocorrer na região impactos como a diminuição do volume de águas; assoreamento do rio; extinção de espécies de peixes, árvores e aves, além de impactos sociais. Mozeni explica que hoje os índios da região Nordeste já sofrem com os impactos resultantes da criação das hidrelétricas de Paulo Afonso e Sobradinho. "Os lagos formados por essa obra fizeram com que muitas espécies de peixes desaparecessem. Quem vivia da pesca hoje não vive mais, porque algumas espécies não existem mais", lembrou o representante Truká.
A maior polêmica entre índios e representantes do governo, segundo Mozeni Araújo, é sobre a compreensão de que "o rio é como uma vida que deve ser zelada e preservada".
O relatório apresentado pelo Ministério da Integração Nacional já aponta alguns impactos ambientais nas comunidades indígenas por onde passarão os canais previstos no projeto para o São Francisco. E prepara medidas como um programa de apoio às comunidades indígenas; ações de compensação para suprir carências reais desses grupos diante da nova situação que se configurará; divulgação intensiva de programas de saúde, com ênfase para doenças infecto-contagiosas e sexualmente transmissíveis (DST); orientação a técnicos e demais trabalhadores das obras sobre os cuidados a serem tomados quando tiverem contato com as comunidades indígenas; melhoria na sinalização das terras indígenas, para evitar a entrada de pessoas estranhas; e criação de formas de comunicação direta entre os líderes das comunidades e o empreendedor.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Assessoria de imprensa (Bianca Estrella)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.