Panorama
 
 
 

MAPA COMEMORA DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

14/04/2005 O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vai promover amanhã, (15/04) às 9h00, em seu auditório, uma palestra comemorativa ao Dia Nacional de Conservação do Solo. Instituída por lei, em 1989, a data vem sendo comemorada desde então por sua importância no contexto produtivo e também para homenagear o professor norte-americano Hugh Hammond Bennett, considerado o pai da conservação do solo.
O palestrante, escolhido pelo Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade do Mapa, é o produtor rural paranaense Manoel H. Pereira, pioneiro e incentivador do sistema de plantio direto (PD) na palha no estado do Paraná. Ex-diretor da Organização das Cooperativas do Paraná e fundador de cooperativas e associações conservacionistas naquele estado, Manoel Pereira foi premiado pelo Incra, em 1982, como “Produtor do Ano”.
Com 2.500 hectares de culturas de verão e 700 de culturas de inverno no Paraná e em Goiás, o produtor vem participando de inúmeros eventos internacionais para divulgação do plantio direto.
Baseado em princípios simples (não revolver o solo e mantê-lo coberto ao longo do ano com rotação de culturas) o sistema vem produzindo excelentes resultados em termos de produtividade, além de reduzir a erosão, a poluição dos rios e o consumo de fertilizantes, permitindo, em algumas regiões, mais de uma safra por ano.
Segundo Luiz Novais, do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade e representante do Mapa na Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha, são cultivados hoje no Brasil aproximadamente 21,5 milhões de hectares sob PD, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Ele cita exemplos de ganho de produtividade em algumas culturas e estados como no Mato Grosso do Sul, onde a produção de soja no município de Damalia aumentou de 2.800 quilos por hectare para 3.600 com o plantio direto. No milho o ganho foi ainda maior, elevando-se de 3.500 kg/ha para 5.700 kg/ha. Também no município goiano de Rio Verde, os agricultores que adotaram o PD obtiveram até 4.600 quilos de soja por hectare.
Novais lembra que na integração lavoura/pecuária “o plantio direto tem elevado em até cinco vezes a capacidade de suporte das pastagens, além de aumentar a produção de grãos e reduzir os níveis de desmatamentos em novas áreas”.
Contrariando a concepção de que o sistema só se aplicaria a médias e grandes propriedades, Novais afirma que experiências realizadas em Santa Catarina, Mato Grosso e Goiás, entre outros, mostram o oposto. “O PD tem demonstrado vantagens também nas lavouras cultivadas com tração animal em vários municípios catarinenses e goianos, além de contribuir para a preservação de áreas de cerrado nos estados do Maranhão, Pará, Tocantins e Mato Grosso”.
Por sua vez, o Mapa vem apoiando ações de conscientização e capacitação dos produtores rurais, mostrando os benefícios sociais, econômicos e ambientais resultantes do plantio direto.

Fonte: Ministério da Agricultura e Abastecimento (www.agricultura.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.