Panorama
 
 
 

PDA PRORROGA PRAZO PARA RECEBIMENTO DE PROJETOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

ONGs da Mata Atlântica podem apresentar propostas até 30 de junho

14/04/2005 O Subprograma Projetos Demonstrativos (PDA) do Ministério do Meio Ambiente, prorrogou o prazo para recebimento de propostas de Projetos para a Mata Atlântica para 30 de junho de 2005. O Componente Ações de Conservação da Mata Atlântica vem, por meio das Chamadas 1 (Projetos de Âmbito Local e Regional, Pequenos e Grandes Projetos) e 2 (Ações de Âmbito Nacional; Elaboração e Implementação de Estratégias de Capacitação em Gestão Participativa de Unidades de Conservação – Ucs), atender a uma demanda das organizações da sociedade civil que solicitaram maior prazo para apresentação dos projetos. O objetivo destas chamadas é fortalecer as comunidades, organizações da sociedade civil e instituições públicas para que desenvolvam e apliquem modelos inovadores, que valorizem os conhecimentos tradicionais, de preservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável na Mata Atlântica.
Em âmbito nacional a Chamada 2 prevê a capacitação em gestão participativa de Unidades de Conservação. Ainda em âmbito nacional, serão apoiados três projetos regionais: Nordeste, Sudeste e Sul. Eles terão que ser apresentados por um consórcio de organizações.
As ações em Nível Local e Regional (Chamada 1) têm como eixos: Apoio à criação, elaboração de planos de manejo e implantação de UCs estaduais, municipais e privadas; estudos para ampliação e/ou criação de UCs e outras medidas mitigadoras de impactos sobre a Mata Atlântica, em áreas críticas de expansão urbana; elaboração de planos e implantação de micro-corredores ecológicos em áreas prioritárias estabelecendo conectividade com áreas de APPs e reserva legal em âmbito local e regional; restauração e recuperação da cobertura vegetal nativa e outras medidas mitigadoras do efeito da fragmentação de habitats em APPs e RL e áreas prioritárias e de mananciais e recarga de aqüíferos; e uso sustentável dos recursos naturais através do ecoturismo em áreas de relevância ambiental.
Podem apresentar propostas organizações sem fins lucrativos da sociedade civil brasileira, com pelo menos um ano de existência e com atuação em meio ambiente e desenvolvimento sustentável, preferencialmente em parceria com instituições públicas, nas áreas de domínio do bioma Mata Atlântica. Para mais informações acessar a página do Ministério do Meio Ambiente.
(http://www.mma.gov.br//ppg7/pda)

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Aldem Bourscheit)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.