Panorama
 
 
 

PESCADORES ARTESANAIS DA REGIÃO RECEBERÃO SEGURO DESEMPREGO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

15/04/2005 - Pescadores artesanais das regiões atingidas pela estiagem no sul do país receberão seguro desemprego, que será pago em duas parcelas de um salário mínimo cada. Quase cinco mil trabalhadores do setor pesqueiro serão beneficiados. Um cronograma de cadastramento dos beneficiados já está sendo montado e a expectativa é de que os pagamentos sejam iniciados na próxima semana.
A decisão de pagamento é do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) e foi publicada nessa quinta-feira (14) no Diário Oficial da União. Ela atende ao disposto na Lei 10.779/2003, que assegura o pagamento do Benefício do Seguro-Desemprego ao pescador artesanal que se encontre em situação de desemprego involuntário em razão da proibição da atividade pesqueira pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Segundo o ministro José Fritsch, da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, a concessão do seguro ameniza a situação dos pescadores artesanais atingidos pela estiagem. Mesmo antes de a proibição ser acertada, com o objetivo de ajudar a recompor os estoques pesqueiros, eles já não tinham condições de retirar o sustento dos rios. A maior parte dos pescadores beneficiados vive no interior do Rio Grande do Sul, na região da bacia do rio Uruguai e seus afluentes. O restante fica em Santa Cataria, na região que vai do vale do Rio Uruguai até a fronteira com a Argentina.
Os locais de cadastramento para a concessão do benefício serão informados em breve.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.