Panorama
 
 
 

PESQUISADORA APRESENTA AS PRIORIDADES PARA A AVALIAÇÃO DE ECOSSISTEMA DO MILÊNIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

15/04/2005 Pesquisadora do Programa de Alternativas para a Agricultura de Derruba e Queima – ASB, Sandra Velarde reuniu-se, dia 13 de abril, com pesquisadores da Embrapa Rondônia (Porto Velho – RO), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para apresentar os temas prioritários da Avaliação de Ecossistemas do Milênio selecionados no Quênia, em 2003, com integrantes dos seis países que participam do ASB.
A Avaliação de Ecossistemas do Milênio é um programa internacional de trabalho criado para encontrar as necessidades dos tomadores de decisão e o público por informação científica relativo às conseqüências de mudança de ecossistema para bem-estar humano e opções por responder a essas mudanças.
De acordo com Sandra, os pesquisadores da unidade local irão levantar dados estatísticos e posteriormente enviados ao Programa relacionados a cultura do arroz, soja, milho e feijão, mandioca, banana, citrus, gado de leite e de corte, frango, madeira natural e plantada, café, cacau, borracha, pimenta-do-reino, castanha do Brasil, além dos estudos de caso do leite e plantas medicinais.
A pesquisadora da Embrapa Rondônia e facilitadora do Programa no País, Marília Locatelli, explica que estes produtos foram os selecionados para montar a base da dados pois têm efeito comparativo entre todos os países. Ela ressalva que existem outros que são importantes no Brasil mas não existe nos seis países, como búfalo, ovinos e caprinos.
O trabalho está sendo conduzido pelo ASB nos estados de Rondônia, Acre e Pará, no Brasil, e nos países: Peru, República dos Camarões, Tailândia, Indonésia e Filipinas. A escala nacional engloba os seis países citados, que possuem o ASB, elegendo a Embrapa, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como representante do programa no Brasil.
Quando os dados estiverem concluídos, servirão como fonte de consulta para Governo – oferecendo subsídios para a tomada de decisões – empresas, definindo estratégias de negócios em sistemas de manejo ambientais e pela própria população, revelando o impacto que as mudanças nos ecossistemas podem provocar no seu bem-estar.
Além disso, durante a reunião a pesquisadora da Embrapa Rondônia, Michelliny Gama, falou do treinamento que participou, em 2004, na Tailândia pelo ASB sobre o estudo de cenários e que será aplicado no Estado no assentamento Nilson Campos, localizado no município de Jaci Paraná. O inicio dos trabalhos estão previstos para junho com um workshop organizado para os pequenos produtores.
Com este intercâmbio que o Programa proporciona, todos os integrantes saem beneficiados, pois ocorre um fluxo maior de informações de pesquisas, trabalhos desenvolvidos e editais para envio de projetos, beneficiando cada vez mais os agricultores familiares, enfatiza Michelliny.
O ASB visa proporcionar crescimento econômico, combater a pobreza e possibilitar o desenvolvimento sustentável aos países em que atua, sendo que as duas unidades de pesquisa da Embrapa, empresa vinculada ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mapa, instaladas no Acre e em Rondônia são partes integrantes do projeto.
O ASB foi criado oficialmente em 1994 como um amplo programa do Grupo Consultivo em Pesquisa Agrícola Internacional, sendo que a primeira reunião para o lançamento da proposta ocorreu dois anos antes na sede da Embrapa Rondônia. Atua nas áreas de entorno das florestas, onde predominam problemas ambientais de importância global e populações de baixa renda. No órgão denominado World Agroforestry Centre (Centro Mundial de Sistemas Agroflorestais), localizado em Nairóbi, no Quênia, encontra-se a sede do ASB.

Fonte: Embrapa (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Daniela Garcia Collares)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.