Panorama
 
 
 

PUBLICAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO DE BIOGÁS ESTÁ DISPONÍVEL NA INTERNET

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

11/04/2005 A Embrapa Suínos e Aves,(Concórdia), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento disponibilizou em sua página eletrônica a Circular Técnica número 41 que trata do uso da cama de frango na produção de biogás.
A cama de aviário está sendo produzida em grande quantidade, devido ao crescente aumento da avicultura de corte nos últimos anos. Este crescimento da produção tem como uma de suas bases a alta tecnificação dos galpões, o que significa maior dependência energética e econômica destes sistemas.
Em pesquisas de campo realizadas pela Embrapa Suínos e Aves, no ano de 2002 para se estimar o custo de implantação de um aviário em sistema manual e automático, o gasto com equipamentos representou 25% do custo total no sistema manual e 47,7% no sistema automático.
De acordo com o pesquisador Julio Cesar Pascale Palhares, área de avaliação de impacto e gestão ambiental, a biodigestão ou digestão anaeróbia se mostra como uma boa alternativa para o tratamento da cama. Conforme explica o pesquisador, nesse processo bactérias anaeróbias, através de fermentação ocorrida em biodigestores, degradam a matéria orgânica, tendo como subprodutos o biogás (gás inflamável) e o biofertilizante (líquido organo-mineral estabilizado).
Esses dois subprodutos possuem alto valor como fontes energéticas e nutricionais para as plantas, podendo substituir insumos que são adquiridos pelo avicultor. “A partir dessa substituição, afirma Palhares, o produtor poderia ter desde uma diminuição do seu custo de produção até a geração de uma renda extra”.
O biogás produzido a partir da biodigestão da cama de frango, pode ser utilizado para o aquecimento dos pintinhos, através de equipamentos onde ocorrerá a queima do biogás e conseqüente produção de calor, fundamental para a sobrevivência desse animais nas duas primeiras semanas de vida.
Pode também substituir a energia elétrica como, por exemplo, na iluminação (lampiões), no aquecimento da água (para esterilização de equipamentos, lavagem das instalações, chuveiros, etc.), em fogões, na moagem de grãos, etc.
Para informações mais abrangentes sobre esse assunto visite a página eletrônica da Embrapa Suínos e Aves – www.cnpsa.embrapa.br –, ou contacte a Unidade através do Serviço de Atendimento ao Cidadão-SAC – e-mail sac@cnpsa.embrapa.br ou pelo telefone (49)442.85.55.

Fonte: Embrapa (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Tânia Maria Giacomelli Scolari)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.