Panorama
 
 
 

SECRETARIAS DO MEIO AMBIENTE E DA CULTURA INAUGURAM OFICINA CULTURAL NO PARQUE ECOLÓGICO MONSENHOR SALIM

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2005

12/04/2005 As secretarias estaduais do Meio Ambiente e da Cultura inauguraram nesta terça-feira (12/4) a Oficina Cultural da Região Metropolitana de Campinas. O novo espaço, onde inicialmente cerca de 500 pessoas moradoras da região poderão desenvolver diferentes atividades culturais, oferecidas gratuitamente, foi instalado no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, conhecido como Parque Ecológico de Campinas, administrado pela Secretaria do Meio Ambiente.

José Jorge
O evento foi marcado pelo descerramento da placa de inauguração oficina, pela secretária estadual de Cultura, Cláudia Costin, que estava acompanhada do chefe de Gabinete da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, João Gabriel, e da diretora do parque, Carmen Tavares de Araújo Elias. A cerimônia contou ainda com a presença, entre outras, do secretário de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura, Célio Turino, prefeito de Jaguariúna, Tarcísio Cleto Chiavegato, secretário municipal de Cultura de Sumaré, João Gaspar, presidente da Câmara Municipal de Campinas, Dário Saad, e diretor da CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz, Augusto Rodrigues.

José Jorge

A instalação da Oficina Cultural da Região Metropolitana de Campinas só foi com a revitalização do Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, executada por meio de parceria envolvendo a Secretaria do Meio Ambiente, Shell do Brasil, Petrobras e CPFL, viabilizando recursos financeiros para as obras de infra-estrutura e segurança, além da recuperação de prédios históricos, entre outras ações que vêm sendo implementadas e, de acordo com o chefe de Gabinete da SMA, têm sua finalização prevista para julho próximo.
José Jorge
João Gabriel lembrou que, há cerca de dois anos, o parque se encontrava em condições precárias de funcionamento, mas que, com o projeto de revitalização, promoveu-se a rápida recuperação da unidade. Disse que sua expectativa é de que suas instalações sejam plenamente recuperadas para a utilização efetiva pela população de Campinas e região. A secretária Cláudia Costin, por sua vez, afirmando que é papel da Secretaria de Cultura democratizar o acesso aos meios culturais, declarou-se feliz pela inauguração da oficina dentro da unidade de conservação ambiental, permitindo que “com o auxílio dos artistas envolvidos, seja oferecida à população a possibilidade de contato com diversas atividades culturais, permitindo o desenvolvimento culturalmente sustentável”.
Assim como outras 18 oficinas da Secretaria da Cultura, que funcionam no Estado de São Paulo, a Oficina Cultural da Região Metropolitana de Campinas está oferecendo atividades ligadas às artes plásticas, fotografia, dança, música, literatura e teatro, entre outras modalidades de arte.
Os interessados poderão procurar o coordenador da oficina, Marcos Kaloy, no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, localizado na Rodovia Heitor Penteado, km 3,5, em Campinas. O telefone para informações é 19-3294.2212.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Mário Senaga)
Fotos: José Jorge

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.