Panorama
 
 
 

SEMINÁRIOS ORIENTAM A FORMULAÇÃO DE PROJETOS DE MDL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

15/04/2005 A elaboração de projetos no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), acordado no Protocolo de Quioto, e as formas de incentivo ao desenvolvimento desses projetos são os temas de seminários que serão realizados hoje (15), no Rio de Janeiro (RJ), pelo coordenador geral de Mudanças Globais do Clima, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), José Miguez, na Petrobras e no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Os seminários se destinam ao público interno dessas instituições e têm por objetivo esclarecer dúvidas e orientar a formulação de projetos viáveis no Brasil, através da explicação das regras e dos procedimentos mais importantes sobre as decisões relativas ao MDL. Segundo Miguez, "esse interesse em entender o processo é muito positivo e representa a expectativa do mercado de crédito de carbono".
O Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a criar regras para normatizar o MDL e é um dos de maior potencial de disponibilidade de créditos de carbono. O País já conta com dois projetos de redução de emissão pela queima de gás metano em aterros sanitários - um em Nova Iguaçu (RJ) e outro em Salvador (BA) -, aprovados pela Comissão Interministerial de Mudanças Globais do Clima. O de Nova Iguaçu foi o primeiro projeto aprovado internacionalmente pelo Conselho Executivo do MDL, com sede em Bonn, na Alemanha. Atualmente existem quatro projetos em análise pela Comissão.
O MDL é dos instrumentos criados para que os países desenvolvidos possam cumprir metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, por meio de projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável de países em desenvolvimento, ajudando na redução de suas emissões. Essas iniciativas podem gerar créditos de redução para os países desenvolvidos, e ao mesmo tempo ajudar os países em desenvolvimento, pois estes se beneficiam dos recursos financeiros e tecnológicos adicionais para financiamento de atividades sustentáveis e da redução de emissões globais. Os projetos MDL poderão ser implementados nos setores energético, de transporte e florestal. Mais informações sobre a elaboração de projetos de MDL podem ser encontradas no site http://www.mct.gov.br/Clima/Default.htm

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (Rachel Mortari)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.