Panorama
 
 
 

SIMPÓSIO DE SENSORIAMENTO REMOTO MOSTRARÁ RESULTADOS NA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

14/04/2005 Dados de sensoriamento remoto orbital, tanto por sua repetitividade como pelo baixo custo de aquisição, são ideais para o monitoramento do meio ambiente e para o acompanhamento da produção agrícola em grande escala. Ambos os temas terão destaque em Goiânia (GO) durante o 12º Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, entre os dias 16 e 21 deste mês. O evento é organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e pela Sociedade de Especialistas Latinoamericanos em Sensoriamento Remoto.
Entre os sistemas que serão mostrados durante o Simpósio, destaca-se o sensor Modis (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer), instrumento a bordo dos satélites Terra e Aqua utilizado no estudo da terra, oceano e atmosfera. Um mapeamento da cobertura da terra dos estados de Goiás e Tocantins feito com o Modis será apresentado no evento.
"Foram obtidos bons resultados na classificação da cobertura da terra em áreas de cerrado, com intuito de mapear e quantificar as áreas remanescentes. Sua funcionalidade já tinha sido comprovada em estudos envolvendo outras regiões, como a floresta amazônica e Mata Atlântica", diz Yosio Edemir Shimabukuro, pesquisador do Inpe.
Um curso sobre o Modis será realizado no domingo (17). O equipamento fornece recobrimento global e contínuo, diariamente, com resoluções espaciais variando de 250m a 1000m. As imagens do Modis já vêm georreferenciadas e corrigidas para os efeitos atmosféricos como nuvens, aerossóis etc.
Por causa da crescente utilização dos produtos desse sensor, foram ainda reservados períodos especiais do Simpósio para dois workshops - na segunda (18) e terça-feira (19) das 9h às 12h – apresentando aplicações e novos resultados científicos obtidos com o Modis, principalmente nas áreas de cobertura vegetal e ecossistemas.
Mais informações sobre o simpósio no endereço www.ltid.inpe.br/sbsr2005

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.