Panorama
 
 
 

SISTEMA DE PROTEÇÃO DA AMAZÔNIA COMPLETA TRÊS ANOS E LANÇA PÁGINA NA INTERNET

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

15/04/2005 - O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) comemorou hoje (15) seu terceiro aniversário com o lançamento da nova logomarca do projeto e de uma página na Internet (www.sipam.gov.br), que a partir de segunda-feira promete fornecer informações em tempo real obtidas por meio do monitoramento da região Amazônica.
Criado em 17 de abril de 2002, o Sipam possui uma infra-estrutura tecnológica composta por radares, estações meteorológicas e plataformas de coletas de dados que geram dados atualizados para auxiliar o governo a proteger a Amazônia Legal.
O Sipam alerta, por exemplo, os fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre os desmatamentos e as queimadas, feito a partir do monitoramento via satélite e por meio de aviões com radares especiais. O Sipam também auxilia o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a realizar o cadastro fundiário de terras, com imagens de satélite e de bancos de dados em forma de mapas (geoprocessamento). Além disso, o sistema fornece dados sobre garimpos ilegais na região, narcotráfico e biopirataria.
Atualmente, os órgãos do governo que atuam na Amazônia, quando precisam montar uma operação de campo, planejam e monitoram essas operações nos três centros do Sipam localizados em Manaus, Belém e Porto Velho. "Nenhum órgão sozinho como Ibama, Funai ou Polícia Federal poderia montar a estrutura que nós temos, mais de mil instrumentos de coletas de dados na Amazônia. Então o Sipam veio para gerar conhecimento, gerar informações e disponibilizar essas informações para a ação integrada do governo na região amazônica", afirma o diretor executivo do Sipam, Edgar Fagundes.
Para a difusão das informações, o Sipam utiliza uma rede de telecomunicações com mais de 700 terminais usuários em operação nos nove estados da Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins - e também na capital federal, Brasília. Os terminais ficam instalados em unidades de instituições parceiras e em locais remotos como reservas indígenas, parques nacionais e áreas de fronteira. As prefeituras dos municípios da Amazônia Legal também utilizam a rede de telecomunicações do Sipam para se comunicar com as comunidades mais isoladas, os estados e os órgãos federais parceiros do sistema.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Assessoria de imprensa (Irene Lobô)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.