Panorama
 
 
 

TETRA PAK BRASIL SERÁ PIONEIRA NA APLICAÇÃO DO PROGRAMA MUNDIAL DA COMPANHIA CONTRA O EFEITO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2005

Empresa vai testar o Programa Brasileiro de Biodiesel em 10% dos caminhões que atendem às duas fábricas no país

A preocupação constante da Tetra Pak em manter a preservação do meio ambiente em harmonia com o seu trabalho em todo o mundo fez com que o Brasil fosse escolhido como o país-piloto de uma iniciativa que terá início neste ano de 2005. O Programa de Mudanças Climáticas, um projeto mundial da companhia, tem por objetivo contribuir para a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa no transporte das embalagens da Tetra Pak. Parte da frota dos caminhões que prestam serviços à empresa no País será o alvo do programa, previsto para começar no mês de março.
Com o lançamento do Programa Brasileiro de Biodiesel pelo Governo Federal em dezembro de 2004, autorizando a mistura de 2% de biodiesel no diesel brasileiro, a Tetra Pak decidiu adotar essa estratégia para atingir seus objetivos. O biodiesel é obtido pela mistura de metanol ou etanol (álcool de cana) com óleos vegetais (de mamona, soja ou dendê), gordura animal ou mesmo óleo residual de fritura, cuja reação resulta no chamado éster anidro (biodiesel). “A grande vantagem é a substituição de uma fonte não renovável por uma renovável, diminuindo, assim, em 2% a emissão de enxofre, dióxido e monóxido de carbono na atmosfera, que são os causadores do efeito estufa”, explica Fernando von Zuben, diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak Brasil.
Cerca de 10% dos caminhões utilizados pela fábricas de Monte Mor (SP) e Ponta Grossa (PR) deverão passar por esse processo de substituição de combustível, com a aquisição do biodiesel produzido no centro de desenvolvimento do Governo Federal, em Piracicaba (SP). “O Brasil será o país-piloto dessa iniciativa porque aqui é um dos poucos lugares onde se pode produzir o biodiesel de forma economicamente viável, pela disponibilidade de matéria-prima e extensão territorial do país”, diz von Zuben. Todo o processo será analisado pela Tetra Pak, para que se consiga definir o custo-benefício da utilização desse novo combustível, análise esta feita com base no ganho econômico e ambiental da iniciativa frente aos fatores relacionados ao funcionamento dos caminhões, como a vida útil do motor, a potência e o consumo. Se o resultado for positivo, a iniciativa pode ser adotada em definitivo pela empresa. Todo o ciclo de vida do combustível será analisado, quantificando o impacto ambiental do produto desde o seu nascimento, incluindo a atividade agrícola até a utilização final e emissão de poluentes.
Von Zuben acredita que a Tetra Pak Brasil será o foco das atenções dessa iniciativa em todo o mundo, principalmente nos países europeus, que assinaram o Protocolo de Kyoto e, por isso, demonstram estar interessados na redução da emissão de poluentes na atmosfera. “Aqui, na Tetra Pak Brasil, essa preocupação já existe, na prática, desde 1997, quando demos início ao controle da emissão gasosa pelos caminhões por meio de vários mecanismos. Hoje, 100% da frota prestadora de serviço é certificada por nós, assegurando que os veículos possuam o menor grau de poluição possível”, informa o diretor de Meio Ambiente da empresa. Na Europa, há uma meta de redução da concentração de enxofre no diesel em 10 ppm até 2009. A Alemanha já atingiu esse índice desde 2003 e Áustria e Irlanda continuam perseguindo o desafio.
Outro programa da Tetra Pak, em desenvolvimento desde 2002 em todas as 48 fábricas espalhadas pelo mundo, é o que estabeleceu como meta global a redução de energia em 15% na produção de uma embalagem até o fim de 2005, quando em comparação a 2002. “A energia elétrica é um impacto ambiental na nossa produção, por isso a necessidade de reduzi-la”, afirma von Zuben. As medidas práticas adotadas pela empresa incluem a substituição de motores antigos por mais modernos e eficientes; modernização de equipamentos de água gelada; e a implantação de um sistema eletrônico de monitoramento do consumo de energia elétrica em ambas as fábricas, entre outras. “O Brasil saiu em uma certa desvantagem em comparação aos outros países porque tinha iniciado o projeto de redução de energia também já em 1997”, finaliza von Zuben.

Gestão Ambiental

A Tetra Pak possui um Sistema de Gestão Ambiental para organizar as ações que a empresa deve tomar para seu gerenciamento ambiental com o objetivo de analisar e controlar os impactos ambientais de seus processos produtivos e implementar os programas de melhorias voltados para a área ambiental. O sistema de Gestão Ambiental da Tetra Pak é baseado na norma ISO14001 e representa o comprometimento com a melhoria contínua ,o desenvolvimento sustentável e o atendimento à legislação, obtendo uma série de benefícios econômicos e ambientais.
O sistema está implementado na fábrica de Monte Mor desde 1997 e na fábrica de Ponta Grossa, inaugurada em 1999, desde 2001. A empresa foi a primeira empresa brasileira de embalagens a ser certificada na ISO14001. A partir da implantação do conceito de Gestão Ambiental, diversos projetos ambientais têm se intensificado, como a construção da Planta de Resíduos Sólidos, a Estação de Tratamento de Efluentes, substituição de produtos químicos e projetos de educação ambiental em escolas e apoios a prefeituras. Atualmente, 99% dos resíduos gerados na empresa seguem para reciclagem. A empresa também registra reduções no consumo de água e eliminação do uso de tinta base solventes orgânicos. O resíduo de tinta utilizada na produção é reciclado e diminui ano a ano, tendo baixado 41% entre 2000 e 2004.

Fonte: FSB Comunicações (www.fsb.com.br)
Assessoria de imprensa (Liliana Morales)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.