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TETRA PAK BRASIL SERÁ
PIONEIRA NA APLICAÇÃO DO PROGRAMA
MUNDIAL DA COMPANHIA CONTRA O EFEITO
Panorama
Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2005
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Empresa vai testar
o Programa Brasileiro de Biodiesel em 10% dos caminhões
que atendem às duas fábricas no país
A preocupação constante da Tetra Pak
em manter a preservação do meio ambiente
em harmonia com o seu trabalho em todo o mundo fez
com que o Brasil fosse escolhido como o país-piloto
de uma iniciativa que terá início
neste ano de 2005. O Programa de Mudanças
Climáticas, um projeto mundial da companhia,
tem por objetivo contribuir para a redução
da emissão dos gases causadores do efeito
estufa no transporte das embalagens da Tetra Pak.
Parte da frota dos caminhões que prestam
serviços à empresa no País
será o alvo do programa, previsto para começar
no mês de março.
Com o lançamento do Programa Brasileiro de
Biodiesel pelo Governo Federal em dezembro de 2004,
autorizando a mistura de 2% de biodiesel no diesel
brasileiro, a Tetra Pak decidiu adotar essa estratégia
para atingir seus objetivos. O biodiesel é
obtido pela mistura de metanol ou etanol (álcool
de cana) com óleos vegetais (de mamona, soja
ou dendê), gordura animal ou mesmo óleo
residual de fritura, cuja reação resulta
no chamado éster anidro (biodiesel). “A grande
vantagem é a substituição de
uma fonte não renovável por uma renovável,
diminuindo, assim, em 2% a emissão de enxofre,
dióxido e monóxido de carbono na atmosfera,
que são os causadores do efeito estufa”,
explica Fernando von Zuben, diretor de Meio Ambiente
da Tetra Pak Brasil.
Cerca de 10% dos caminhões utilizados pela
fábricas de Monte Mor (SP) e Ponta Grossa
(PR) deverão passar por esse processo de
substituição de combustível,
com a aquisição do biodiesel produzido
no centro de desenvolvimento do Governo Federal,
em Piracicaba (SP). “O Brasil será o país-piloto
dessa iniciativa porque aqui é um dos poucos
lugares onde se pode produzir o biodiesel de forma
economicamente viável, pela disponibilidade
de matéria-prima e extensão territorial
do país”, diz von Zuben. Todo o processo
será analisado pela Tetra Pak, para que se
consiga definir o custo-benefício da utilização
desse novo combustível, análise esta
feita com base no ganho econômico e ambiental
da iniciativa frente aos fatores relacionados ao
funcionamento dos caminhões, como a vida
útil do motor, a potência e o consumo.
Se o resultado for positivo, a iniciativa pode ser
adotada em definitivo pela empresa. Todo o ciclo
de vida do combustível será analisado,
quantificando o impacto ambiental do produto desde
o seu nascimento, incluindo a atividade agrícola
até a utilização final e emissão
de poluentes.
Von Zuben acredita que a Tetra Pak Brasil será
o foco das atenções dessa iniciativa
em todo o mundo, principalmente nos países
europeus, que assinaram o Protocolo de Kyoto e,
por isso, demonstram estar interessados na redução
da emissão de poluentes na atmosfera. “Aqui,
na Tetra Pak Brasil, essa preocupação
já existe, na prática, desde 1997,
quando demos início ao controle da emissão
gasosa pelos caminhões por meio de vários
mecanismos. Hoje, 100% da frota prestadora de serviço
é certificada por nós, assegurando
que os veículos possuam o menor grau de poluição
possível”, informa o diretor de Meio Ambiente
da empresa. Na Europa, há uma meta de redução
da concentração de enxofre no diesel
em 10 ppm até 2009. A Alemanha já
atingiu esse índice desde 2003 e Áustria
e Irlanda continuam perseguindo o desafio.
Outro programa da Tetra Pak, em desenvolvimento
desde 2002 em todas as 48 fábricas espalhadas
pelo mundo, é o que estabeleceu como meta
global a redução de energia em 15%
na produção de uma embalagem até
o fim de 2005, quando em comparação
a 2002. “A energia elétrica é um impacto
ambiental na nossa produção, por isso
a necessidade de reduzi-la”, afirma von Zuben. As
medidas práticas adotadas pela empresa incluem
a substituição de motores antigos
por mais modernos e eficientes; modernização
de equipamentos de água gelada; e a implantação
de um sistema eletrônico de monitoramento
do consumo de energia elétrica em ambas as
fábricas, entre outras. “O Brasil saiu em
uma certa desvantagem em comparação
aos outros países porque tinha iniciado o
projeto de redução de energia também
já em 1997”, finaliza von Zuben.
Gestão Ambiental
A Tetra Pak possui um Sistema de Gestão Ambiental
para organizar as ações que a empresa
deve tomar para seu gerenciamento ambiental com
o objetivo de analisar e controlar os impactos ambientais
de seus processos produtivos e implementar os programas
de melhorias voltados para a área ambiental.
O sistema de Gestão Ambiental da Tetra Pak
é baseado na norma ISO14001 e representa
o comprometimento com a melhoria contínua
,o desenvolvimento sustentável e o atendimento
à legislação, obtendo uma série
de benefícios econômicos e ambientais.
O sistema está implementado na fábrica
de Monte Mor desde 1997 e na fábrica de Ponta
Grossa, inaugurada em 1999, desde 2001. A empresa
foi a primeira empresa brasileira de embalagens
a ser certificada na ISO14001. A partir da implantação
do conceito de Gestão Ambiental, diversos
projetos ambientais têm se intensificado,
como a construção da Planta de Resíduos
Sólidos, a Estação de Tratamento
de Efluentes, substituição de produtos
químicos e projetos de educação
ambiental em escolas e apoios a prefeituras. Atualmente,
99% dos resíduos gerados na empresa seguem
para reciclagem. A empresa também registra
reduções no consumo de água
e eliminação do uso de tinta base
solventes orgânicos. O resíduo de tinta
utilizada na produção é reciclado
e diminui ano a ano, tendo baixado 41% entre 2000
e 2004.
Fonte: FSB Comunicações
(www.fsb.com.br)
Assessoria de imprensa (Liliana Morales)