Panorama
 
 
 

UNIÃO EUROPÉIA IMPÕE RESTRIÇÕES A IMPORTAÇÕES DE MILHO DOS EUA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2005

15-04-2005 - Bruxelas, Bélgica Os governos da União Européia decidiram hoje restringir a importação de milho dos Estados Unidos. As autoridades européias decidiram que todo o glúten de milho norte-americano importado para ração animal deverá apresentar um certificado comprovando ser livre de Bt10, produto não autorizado para comercialização. O milho Bt10, uma planta transgênica, foi comercializado “acidentalmente” pela empresa multinacional suíça Syngenta durante quatro anos, sem nenhuma avaliação de riscos para o meio ambiente ou para os consumidores. O produto contaminou parte da produção norte-americana e chegou a ser exportado para diversos países. Agora, toda a exportação de milho dos EUA para a União Européia pode ficar comprometida, uma vez que a Syngenta não criou nenhum método para testar o transgênico Bt10.
Dos 25 países membros da União Européia, 22 votaram a favor da restrição, um se absteve e dois se ausentaram. A unanimidade mostra que um dos maiores mercados do mundo está disposto a garantir a segurança do seu meio ambiente e de seus consumidores. Para o especialista em engenharia genética do Greenpeace Alemanha, Christoph Then, a Europa ainda corre riscos com a importação de transgênicos experimentais. “Enquanto a União Européia não tiver ferramentas para testar os transgênicos experimentais, devemos dizer não para todos os alimentos e rações que possam vir de regiões com esse tipo de contaminação, como os EUA”, disse. O teste de transgenia depende da liberação de informações pelo criador da planta transgênica, principalmente o “identificador único” (seqüência de genes que permite a identificação daquele tipo específico de transgênico).
O aumento das restrições aos produtos transgênicos na União Européia e a divulgação de escândalos envolvendo a contaminação com produtos transgênicos não autorizados ou experimentais pode gerar novas oportunidades no mercado internacional. “Se o Brasil permanecer um grande fornecedor de produtos livres de contaminação transgênica podemos atender uma crescente parcela do mercado internacional que tem exigido produtos agrícolas livres de transgênicos”, disse Ventura Barbeiro, engenheiro agrônomo do Greenpeace Brasil.

Biofármacos

Para Then, uma outra grande ameaça que ronda os mercados consumidores são os biofármacos. “A Europa deve tomar rapidamente uma decisão para ampliar as restrições, exigindo provas de que não existe contaminação com transgênicos experimentais e não autorizados, mas principalmente garantir que as perigosas plantas criadas para produção de enzimas e medicamentos não contaminem a nossa produção”. Nos Estados Unidos algumas empresas farmacêuticas usam plantas transgênicas para a produção de medicamentos. Com isso, o risco de contaminação de cultivos comerciais é alto. Foi o que aconteceu com a empresa ProdiGene, que, em 2002, misturou milho modificado para produzir vacinas experimentais em lotes para alimentação humana.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.