Panorama
 
 
 

AGROECOLOGISTAS FAZEM SEMINÁRIO EM PIRACICABA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

18/04/2005 O estágio atual da agroecologia no Brasil e no mundo será apresentado de 18 a 21 de abril no Seminário de agroecologia e desenvolvimento rural, no Pavilhão de Engenharia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq), em Piracicaba, São Paulo. O evento é uma promoção do Departamento de Ciências Biológicas da Esalq e tem como tema a busca de um modelo de desenvolvimento rural sustentável.
A diretora executiva da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tatiana Deane de Abreu Sá , abrirá o evento. Ela falará sobre as diretrizes da Empresa para a agroecologia. “Estamos dialogando com diversos segmentos, buscando orientar a pesquisa e a transferência de tecnologia feitas pela Empresa, das demandas atuais do governo e produtores”, diz.
Em sua apresentação Tatiana enfocará as mudanças de cenário na agropecuária mundial e o papel da pesquisa; a visão de futuro da pesquisa agropecuária; o desenvolvimento da agricultura de base ecológica (agricultura orgânica) e a estratégia da Embrapa como coordenadora do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA). A palestra dela começa às 9 horas.

Dia 21, às 11h30min, o pesquisador Paulo Kitamura, chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna - SP) mostrará um panorama geral da área, destacando importantes contribuições da pesquisa da Unidade para a agroecologia. “A Unidade é um centro temático que tem compromisso institucional com a sustentabilidade ampla da agropecuária, nas áreas econômica, ecológica e social. Assim, não queremos ter o foco em experimentos de estação experimental, mas sim realizar pesquisa em estação experimental como um complemento e de caráter supletivo”, destaca Kitamura.

Paulo Kitamura salienta ainda que a Embrapa Meio Ambiente tem o foco da visão holística de desenvolvimento dos sistemas produtivos. Esta é uma outra vertente que caracteriza a Unidade, além do foco na transição da agricultura em direção à agroecologia, por meio de projetos, ações e atividades em desenvolvimento. Além de projetos já em andamento, Kitamura falará sobre os que estão sendo elaborados e em fase de negociação quanto aos parceiros (confira box sobre assunto).

O seminário também abordará a amplitude, as demandas e os espaços de trabalho inerentes ao desenvolvimento sustentável e sua relação com a agroecologia. Serão apresentados conteúdos teórico-conceituais e aplicados à área, além da síntese de seus acúmulos no âmbito nacional e internacional.

O evento é voltado ao corpo docente e discente da Esalq/USP, professores universitários, pesquisadores, estudantes universitários, profissionais de ciências agrárias, biológicas e econômicas, agricultores e organizações não governamentais.

Também participam do evento com apresentação de trabalhos Dejair Lopes de Almeida e José Guilherme M. Marinho, pesquisadores da Embrapa Agrobiologia (Seropédica-RJ) e João Carlos Costa Gomes, chefe-geral da Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS).

Outros palestrantes são Miguel Altieiri e Clara Nicholls da Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA). Também profissionais das seguintes da Universidade Estadual Paulista (Unesp/ Botucatu), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Empresa de Pesquisa e Extensão de Santa Catarina (Epagri), Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa (AS/PTA), Rede Ecovida e demais Organizações Não-governamentais (ONGs) que trabalham com agricultura orgânica e agroecologia em São Paulo. A programação e mais informações estão no site http://www.fealq.org.br ou pelo e-mail cdt@fealq.org.br, tel.: (19) 3417-6604.

Alguns projetos e ações da Embrapa Meio Ambiente

Em desenvolvimento
- Participação na rede de pesquisa Embrapa em agricultura orgânica;
- Avaliação da sustentabilidade da horticultura orgânica e do agroturismo em estabelecimentos familiares rurais;
- Redes de referência em agroecologia no Estado de São Paulo
- Capacitação socioambiental para construção de projetos de desenvolvimento sustentável em assentamentos rurais no Estado de São Paulo.

Em fase de elaboração e negociação quanto aos parceiros
- Educação agroambiental participativa com agricultores familiares (recuperação ambiental, legislação e sistemas agroflorestais);
- Plataforma para a rede regional de agroecologia;
- Curso de mestrado profissionalizante em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O que é Agroecologia

Nova área da ciência que discute a sustentabilidade da sociedade. Seus estudos visam a compatibilizar a produção agrícola com a conservação dos recursos naturais e maior abrangência quanto a equidade social. A Agroecologia se preocupa em resgatar as formas tradicionais de se fazer agricultura, direcionando a agricultura moderna, principalmente nas realidades do terceiro mundo, que se caracterizam como zonas tipicamente tropicais, diferentemente dos países desenvolvidos, onde predominam realidades climáticas temperadas e frias.

Fonte: Embrapa (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Eliana de Souza Lima)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.