Panorama
 
 
 

CONSEMA PASSA A SER PRESIDIDO POR REPRESENTANTE DA FAMURS

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Abril de 2005

18/04/2005 O diretor-presidente da Fepam, Claudio Dilda, transmitiu na tarde da sexta-feira (15) a presidência do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) ao conselheiro representante da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Valtemir Goldmeir. Dilda agradeceu aos membros do Consema pela participação em plenário e nas Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho ao longo dos dois anos e quatro meses em que coordenou este órgão deliberativo e normativo das questões ambientais no Estado.
Segundo Dilda, é preciso “uma revisão do nosso estilo de vida” para enfrentar os desafios do desenvolvimento econômico-social com respeito à natureza. Esta foi a essência, também, da manifestação do presidente da Famurs, Heitor Petry, ex-prefeito do município de Vera Cruz. Por sua vez, conselheiros representantes das entidades ambientalistas e da Farsul destacaram a atuação de Claudio Dilda na presidência do Consema.
AÇÕES FUTURAS – O novo presidente afirmou que buscará dar continuidade ao trabalho desenvolvido e estimular, no Consema, o debate sobre questões como a gestão de resíduos sólidos urbanos. Segundo Valtemir Goldmeir, a experiência de aterros sanitários consorciados é uma alternativa muito superior para colocação do lixo doméstico do que a existência de um aterro por município.
Outros temas citados pelo novo presidente do Consema foram a criação de estímulos à recuperação da mata ciliar, definição da destinação dos recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente e recuperação de recursos de um fundo federal, bem como a discussão sobre saneamento básico, abordando custo social versus custo de obras e investimentos.
Goldmeir antecipou durante o desenvolvimento da 74ª Reunião Ordinária do Consema, que a Famurs vai instalar uma “Sala Verde” em sua sede em Porto Alegre e ainda em cada uma das 25 associações de municípios a ela vinculadas. Segundo ele e a presidente do Conselho de Dirigentes Municipais de Meio Ambiente, Marisa Freitas (Capão da Canoa), o espaço servirá para promover a educação ambiental, integrando iniciativas dos órgãos municipais ligados à proteção ambiental, saúde, educação e turismo.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.