Panorama
 
 
 

COORDENADORA DO CNS PEDE REGULARIZAÇÃO DE RESERVAS NO MARANHÃO E TOCANTINS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

(18/04/05) – A responsável pela Secretaria da Mulher Trabalhadora Rural Extrativista do Conselho Nacional de Seringueiros, Raimunda Gomes da Silva, entregou hoje ao presidente do Ibama, Marcus Barros, um abaixo-assinado pedindo adoção de medidas urgentes para garantir a implementação das reservas extrativistas Ciriaco e Mata Grande, ambas no Maranhão, e Extremo Norte, em Tocantins.
O decreto de criação de tais reservas foi assinado em 1992, mas as unidades ainda não foram instaladas por problemas de desapropriação e demarcação do perímetro.
Para a reserva Ciriaco começar a funcionar falta, entre outros, indenizar 22% dos proprietários. O abaixo-assinado de lideranças comunitárias pede o pagamento da indenização restante e que “o Ibama agilize junto a Justiça Federal o cumprimento de liminares” concedidas para retirar proprietários que ainda estão dentro da área da reserva.
O documento também reivindica as demarcações das reservas Extremo Norte e Mata Grande. Em novembro passado, a empresa contratada pelo Ministério do Meio Ambiente foi a campo mas por problemas de segurança interrompeu o serviço.
A demora na efetivação das reservas tem motivado desmatamentos ilegais e arrendamento de áreas para fabricantes de carvão colherem babaçu. A degradação do meio ambiente foi estratégia empregada por quem queria tornar inviável a reserva Mata Grande. Sem sucesso, devido à alta capacidade de recuperação ambiental.
Na audiência de hoje com Marcus Barros, a coordenadora do CNS relatou ainda que as lideranças comunitárias recebem constantes ameaças de morte. “Eu não quero morrer de bala no meio da minha sala”, disse Raimunda.
Segundo conta, os que são contra as reservas ignoram que a decisão de garantir as áreas para as comunidades tradicionais é do governo federal. “Eles acham que nós somos os provocadores das reservas.”
O presidente do Ibama Barros disse que as reservas extrativistas são irreversíveis e, caso necessário, o governo reforçará segurança na área. “Se os contrariados partirem para a confrontação, vamos colocar forças policiais na região”, prometeu. Barros também afirmou que dinheiro de compensação ambiental será aplicado na consolidação das reservas.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom (Sandra Sato)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.