Panorama
 
 
 

FUNASA AMPLIA ATUAÇÃO NA TERRA INDÍGENA RAPOSA SERRA DO SOL EM RORAIMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

20/04/2005 – A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) lançou esta semana um plano de ações para intensificar o apoio aos índios da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima. O trabalho terá início imediato e será concentrado na implantação de sistemas de saneamento ambiental, coleta de lixo e abastecimento de água. Estão previstas ainda reformas em doze postos de saúde e na Casa da Saúde Indígena de Boa Vista. O projeto também inclui ações de saneamento fora da reserva indígena, em municípios de Roraima com menos de 30 mil habitantes.
Ao todo, serão investidos cerca R$ 9,8 milhões, liberados ao longo deste ano. De acordo com o presidente da Funasa, Valdi Camarcio, os investimentos na manutenção das equipes de saúde indígena não serão prejudicados pelo novo projeto. A Fundação conta com outros R$ 2,7 milhões para manter os profissionais na região. "Na assistência médica, hoje temos 17 médicos, 11 enfermeiros, 9 dentistas e 993 auxiliares de enfermagem", contabiliza Camarcio.
Para ele, os indicadores de saúde da população da Raposa Serra do Sol são bons se comparados com outras áreas indígenas. A diferença estaria nas parcerias que os próprios índios estabeleceram com a Funasa. O Conselho Indígena de Roraima (CIR) possui um convênio com a Fundação para atendimento das populações mais isoladas. Por meio dele, os índios são capacitados para atuar como agentes de saúde e auxiliar dentistas. As comunidades recebem incentivo para estudo e aplicação da medicina tradicional. A reserva Raposa Serra do Sol teve a demarcação homologada na última sexta-feira (15). Com 1,7 milhão de hectares, ela abriga cerca de 16,3 mil índios de variadas etnias. O governo de Roraima, comerciantes e agricultores do estado foram contrários à oficialização da reserva em terra contínua. Esta semana, ao decretar luto oficial de sete dias pela homologação, o governador Ottomar Pinto ameaçou retirar da área indígena escolas e postos de saúde mantidos pelo estado.
O presidente da Funasa não acredita que essa atitude será tomada de fato. Caso aconteça, Camarcio diz que o governo federal tentará convencer o governador a não retirada os postos. "Não acreditamos que isso vá ocorrer, mas estamos preparados para suplementar essa necessidade e continuar o atendimento à população indígena da Raposa Serra do Sol", afirma Camarcio.

Fonte: Radiobras – Agência Brasil (www.radiobras.gov.br)
Juliana Cézar Nunes

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.