Panorama
 
 
 

HUMBERTO COSTA DEFENDE TRABALHO DA FUNASA NA GESTÃO DA SAÚDE INDÍGENA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

19/04/2005 – O ministro da Saúde, Humberto Costa, disse que a mudança da gestão da saúde indígena da Fundação Nacional do Índio (Funai) para a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) foi um avanço. Ontem (18), durante homenagem a 24 líderes indígenas mais antigos, o cacique Antão Rumori, da etnia Xavante, pediu o retorno da Funai como gestora da saúde dos índios.
"Quem tem que cuidar da saúde dos cidadãos brasileiros é a área de saúde, o Ministério da Saúde, a Funasa. Por isso, é um avanço que a gestão da saúde indígena tenha ido para o órgão", afirmou o ministro após participar de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais do Senado.
Ontem (18), no evento da Funai, o presidente Mércio Pereira Gomes já havia defendido que o conhecimento da cultura dos povos indígenas é a única solução para um trabalho eficiente na saúde. Segundo ele, a Funai poderia "ajudar" a Funasa, transmitindo conhecimento para que a ela desempenhe melhor seu trabalho. "A Funai pode ajudar para que o cuidado diferenciado da saúde dos povos indígenas tenha essa intermediação indigenista. A Funasa tem que encontrar uma forma de atuar em cima disso. Ou o indigenismo é passado para a Funasa ou a saúde volta para a Funai."
Humberto Costa afirmou hoje que todas as instituições envolvidas na saúde indígena que haviam sido denunciadas por desvios de recursos ou mau atendimento foram substituídas. "Hoje, nós temos a saúde indígena como responsabilidade do ministério. Por isso, substituímos todas as instituições que tinham denúncias de desvios de recursos. Fizemos uma reestruturação desse trabalho." O ministro enfatizou que muitas modificações foram feitas em relação à saúde indígena. "Estamos procurando ampliar a cobertura de atendimento dessa população. De fato, o problema deles é muito mais complexo e para ser resolvido é preciso envolver uma ação de governo, na qual a saúde faz parte."
De acordo com dados do ministério, R$ 263 milhões foram destinados para a saúde indígena até outubro de 2004 – quase três vezes mais do que a verba destinada para área em 1999. Hoje, 3,6 mil aldeias possuem serviços de saúde especializados e atendem mais de 437 mil índios.

Fonte: Radiobras – Agência Brasil (www.radiobras.gov.br)
Christiane Peres

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.