Panorama
 
 
 

MAIORIA DOS ÍNDIOS NA GRANDE SÃO PAULO VIVE NA PERIFERIA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2005

19/04/2005 - A maioria dos índios que vive na região metropolitana de São Paulo está na periferia, segundo a Ong Comissão Pró-Índio de São Paulo (Cpisp), entidade criada há 25 anos. Segundo Selma Aparecida Gomes, coordenadora do programa Pró-Índio da Cpisp, a população indígena sofre com a falta de habitação. "Eles vivem em favelas, sem moradia digna, sem um atendimento adequado à saúde, à educação", diz Selma.
Os índios da Grande São Paulo sofrem também com o desemprego, sendo que a maioria vive na informalidade. "Muitos estão vivendo de bico, trabalhando de vendedor, como autônomo, como empregadas domésticas, porteiros", conta Selma. No entanto, alguns grupos indígenas conseguem sobreviver do artesanato, como os Kariri-Xocó.
Outro problema que os índios enfrentam em São Paulo é a falta de reconhecimento étnico da população. "Eles passam despercebidos pela sociedade em geral, que não os vêem como índio e não acreditam que em São Paulo tem índio. As pessoas vêm o índio como uma figura que vive lá na Amazônia, no Xingu", diz a coordenadora. "Não é o fato do índio estar na cidade que o torna menos índio do que aquele que está na terra indígena."
De acordo com Selma, os índios que hoje vivem em São Paulo vieram do nordeste a partir da década de 1950, atrás de melhores condições de vida. "Lá (no nordeste) passavam muita dificuldade, fome e a terra não era produtiva. Então, vieram com a intenção de conseguir trabalho", conta ela. Selma diz que "eles vêm com toda a família para tentar uma vida melhor e acabam vivendo na periferia com todas as dificuldades que a região tem em relação à violência e drogas."
Hoje, a capital paulista tem apenas três reservas indígenas, todas de tribos guaranis. No entanto, outras 11 tribos vivem na região, sem reservas próprias: Pankaruru, Kariri-Xocó, Fulniô, Terena, Atikum, Kaingang, Xavante, Xucuru, Pankararé, Potiguara e Pataxó. Algumas delas vivem em comunidades, como os Pankararus, que estão na favela Real Parque, e conseguem manter traços de sua cultura como a religião, a dança e o artesanato.
Segundo censo do IBGE de 2000, o estado de São Paulo tem mais de 63 mil índios, dos quais 3.800 vivem nas 28 reservas do estado.

Fonte: Radiobras – Agência Brasil (www.radiobras.gov.br)
Fábio Calvetti

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.