Panorama
 
 
 

MINISTÉRIO ELABORA PROJETO PARA PRESERVAR TERRAS INDÍGENAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

20/04/2005 O Ministério do Meio Ambiente está trabalhando na construção de um projeto para conservação da biodiversidade em terras indígenas. O objetivo é apoiar ações que beneficiem as comunidades e proteger as terras indígenas, uma vez que elas exercem um papel fundamental para a preservação do meio ambiente. O Grupo de Trabalho, composto por representantes dos ministérios do Meio Ambiente e da Justiça e de lideranças indígenas de cada região do País, se reuniu ontem, no Ministério do Meio Ambiente, para discutir a elaboração do projeto, que será encaminhado ao Fundo Global do Meio Ambiente (GEF).
De acordo com o diretor de Áreas Protegidas da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do ministério, Maurício Mercadante, o projeto tem o duplo objetivo de proteger e conservar a biodiversidade brasileira. Conservação e biodiversidade são fundamentais para a qualidade e as condições de vida das comunidades indígenas , disse Mercadante. O projeto está sendo elaborado junto com as comunidades indígenas e com outros órgãos do governo, como a Funai e o Ibama.
Dados da Funai mostram que 85% das terras indígenas sofrem algum tipo de interferência pelas mãos de terceiros. Essas áreas apresentam níveis consideráveis de degradação em função da exploração ilegal de recursos naturais e de empreendimentos sem qualquer planejamento ambiental. O decreto 1141/94 confere ao Ministério do Meio Ambiente a responsabilidade sobre a gestão ambiental nas áreas indígenas. Em função desse decreto, foi criada, na Coordenadoria de Agroextrativismo, a Ação Gestão Ambiental em Terras Indígenas na Amazônia, onde 20% do território pertencem aos índios.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Gerusa Barbosa)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.