Panorama
 
 
 

NOVAS ESTRATÉGIAS PARA PLANTIO DE MANEJO DE FLONAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

(20/04/05) _ O Ibama adotou novas estratégias para elaboração dos planos de manejo das florestas nacionais. A gestão das Flonas, antes terceirizada, passou a ser conduzida pelo instituto em parceria com os segmentos sociais. O projeto absorveu profissionais especializados no próprio sistema Ibama. Como referência foi adotado o plano de manejo da Flona do Jamarí, em Rondônia.
O levantamento socioeconômico realizado com base em questionários e dados oficiais foi o primeiro passo para a implementação do plano de manejo da Flona do Jamarí. Nesta fase, é fundamental a contribuição de entidades, instituições municipais e federais, como prefeituras, sindicatos, Emater e outros. Nela é possível conhecer as comunidades do entorno e a potencialidade de parcerias.
Na fase de amostragem dos fatores bióticos houve uma avaliação ecológica rápida por especialistas do Ibama. Também, foram realizadas oficinas de planejamento para apresentar os procedimentos conceituais e técnicos sobre o plano de manejo e discussão dos principais diagnósticos.
O conhecimento da realidade socioeconômica torna possível a identificação dos eixos produtivos a partir dos quais são planejadas as unidades administrativas. De posse das informações, os participantes elaboram propostas para o manejo da unidade de conservação.
No caso da Flona do Jamarí foi reativado um laboratório de sementes e essências florestais e frutíferas. As ações de curto, médio e longo prazos se sucedem desde a colheita, análise e armazenamento das sementes até a etapa do reflorestamento.

Ibama
Os parceiros atuam distintamente em cada fase do processo. Também foi implantada a oficina de “biojóias”, adornos feitos com produtos florestais. As outras unidades demonstrativas em andamento são o criadouro conservacionista de fauna silvestre e a marcenaria com aproveitamento da madeira descartada pelas serrarias.
As cooperativas se apresentaram como solução para que os pequenos produtores possam competir em igualdade com os grandes. Também, foram constituídos grupos de agentes ambientais e o conselho consultivo com pessoas do local.
“A consciência da prioridade da exploração da floresta pelas comunidades onde a Flona está inserida coloca o Ibama numa condição nova, pautada numa preocupação maior com a qualidade de vida das populações nos seus aspectos sociais e econômicos”, afirma o diretor de Florestas, Antônio Hummel.
A mensagem no conteúdo dos contatos com a comunidade enfatiza a sensibilização sobre a questão ambiental com enfoque no uso sustentável da floresta. A motivação teve como resultado uma sólida parceria entre Ibama e setores da comunidade como o sindicato dos trabalhadores rurais, e na criação da agenda 21. A partir do projeto referência da Flona do Jamari mais 19 planos de manejo estão sendo executados em 9 estados da federação. Entre 2004 e 2005 foram criadas 6 novas Flonas, uma área total de 1,28 milhões de hectares.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa (Janete Porto)
Foto: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.