Panorama
 
 
 

PESQUISA AVALIA IMPACTO DO CLIMA NA SAÚDE DOS BRASILEIROS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

18/04/2005 A influência do clima na sazonalidade de doenças como malária, dengue, cólera, leptospirose, leishmanioses e hantavírus e suas possíveis consequências nas regiões brasileiras foram o objeto da pesquisa sobre a Análise da Vulnerabilidade da População Brasileira aos impactos Sanitários das Mudanças Climáticas. O Seminário para apresentação da pesquisa está sendo realizado hoje (18), no auditório do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), durante todo o dia.

MCT/Divulgação
Pela manhã, foi feita uma apresentação geral do projeto pelo professor da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e coordenador do projeto, Ulisses Confalonieri. Segundo ele, a pesquisa mapeou com indicadores sócio-econômicos, ambientais e epidemológicos as áreas mais vulneráveis do País. "Em índices gerais, a região mais vulnerável é a Nordeste. Com isso, constatamos a necessidade urgente de termos modelos climatológicos diferentes para cada região", explicou Canfalonieri.

Ele ressaltou também a importância de integração desse tipo de estudo com outros setores da sociedade, "pois questionamentos sobre o futuro da produção de alimentos no País, ou o que vai acontecer com a qualidade da água, ou a interação do clima e os poluentes atmosféricos nas grandes cidades, tudo isso afeta a saúde".
Segundo o coordenador geral de Mudanças do Clima do MCT, José Miguez, a importância desse estudo é o da precaução. "Não estamos respondendo perguntas, estamos nos precavendo e começando a estudar os possíveis impactos futuros e tentando avaliar a vulnerabilidade do País às mudanças climáticas. São várias áreas, mas estamos dando prioridade à saúde, agricultura e pesca. No caso específico da saúde, esse trabalho nos ajudará a criar políticas públicas que atuem no sentido de melhorar o controle dessas doenças", afirma.
O estudo é resultado de uma parceria entre MCT e Fiocruz e é um dos compromissos do Brasil junto à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima. A pesquisa foi feita em território nacional, durou cerca de três anos e tomou como base os anos de 1996 a 2001.
Ainda na tarde de hoje serão apresentados a metodologia e os resultados do Projeto.

Fonte: MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (Rachel Mortari)
Foto: MCT/Divulgação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.