Panorama
 
 
 

PF REALIZA OPERAÇÃO PARA GARANTIR HOMOLOGAÇÃO INDÍGENA RAPOSA SERRA DO SOL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

17/04/2005 - A Polícia Federal deu início hoje à operação Upatakon, em Roraima, que tem como objetivo garantir a efetivação da homologação da reserva indígena Raposa Serra do Sol. O decreto que homologa as terras foi assinado pelo Luiz Inácio Lula da Silva na sexta-feira (15). Desde às 5h30 de hoje, 60 agentes da Polícia Federal e 40 da Polícia Rodoviária Federal ocupam bases de trabalho nos municípios de Pacaraima, Bonfim e na Comunidade das Placas, localizada dentro da reserva indígena. Até o momento, nenhum incidente foi registrado na região.
O delegado Osmar Tavares, um dos coordenadores da operação da PF em Roraima, disse que a situação está sob controle na reserva indígena. A Polícia Federal preparou a operação por mais de um ano na expectativa da homologação da Raposa Serra do Sol. O governo federal teme a resistência de arrozeiros à homologação das terras, uma vez que a disputa entre índios e plantadores de arroz se arrasta há quase dez anos.
Segundo o delegado, ainda é cedo para fazer qualquer previsão sobre a possível resistência dos agricultores à homologação das terras indígenas. "O estado de Roraima está começando a assimilar agora o decreto de homologação. Algumas pessoas colocaram faixas pretas nos carros, mas por enquanto estamos no período de apenas observação", ressaltou. Osmar Tavares disse que os agentes torcem para que "tudo transcorra de forma pacífica e ordeira", mas ressaltou que estão autorizados a neutralizar ações que "venham a ferir o estado democrático de direito".
As equipes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e agentes da polícia de Roraima estão atuando conjuntamente, formando grupos mistos para a observação de possíveis conflitos. No total, 140 homens participam da operação em Roraima.
O impasse sobre a homologação da reserva Raposa Serra do Sol durou quase dez anos. Em 1998, o governo federal publicou portaria com a demarcação das terras indígenas. Nesse período, arrozeiros chegaram a ser indenizados pela Fundação Nacional do Índio (Funai) para deixarem a reserva. Alguns fazendeiros continuaram no local e outros acabaram retomando as terras diante da demora na homologação.
No ano passado ocorreram conflitos entre os índios da Raposa Serra do Sol e os não-índios que vivem na região. Índios da aldeia Macuxi chegaram a montar uma barreira de fiscalização para evitar a entrada de armas, combustível contrabandeado e bebidas alcoólicas na reserva. Três meses depois, na mesma região, criminosos utilizaram tratores para derrubar 37 casas, postos de saúde e escolas.

Fonte: Radiobras – Agência Brasil (www.radiobras.gov.br)
Gabriela Guerreiro

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.