Panorama
 
 
 

RELATÓRIO DO CONSEMA EXIGE RECUPERAÇÃO DE ÁREA CONTAMINADA NO ATERRO MANTOVANI

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2005

19/04/2005 O CONSEMA – Conselho Estadual do Meio Ambiente aprovou, em reunião plenária realizada nesta terça-feira (19/4), o relatório da Comissão Especial de Atividades Industriais, Minerárias e Agropecuárias, sobre a contaminação provocada pelo Aterro Industrial Mantovani, localizado no Município de Santo Antônio da Posse, na região de Campinas.
As análises e recomendações contidas no documento, aprovadas com algumas inclusões, serão transformadas em deliberação do CONSEMA e publicadas no Diário Oficial do Estado, tornando-se exigências formais, a serem cumpridas pelos respectivos órgãos competentes e outros envolvidos no caso.
O relatório foi apresentado pela engenheira Lady Virginia Traldi Meneses, assessora da Diretoria de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental e presidente da Comissão Especial do CONSEMA. A comissão, que recebeu a incumbência de elaborar o relatório é composta por representantes de diversas secretarias estaduais, entidades ambientalistas que integram o CONSEMA e universidades, entre outros, tendo se reunido dezesseis vezes e realizado duas vistorias no Sítio Pirapitingüi, local da contaminação.

José Jorge
José Jorge
José Jorge

Exigências aprovadas

Entre as exigências aprovadas pelo CONSEMA, se destacam a promoção de ações para a remoção dos moradores na área da Rebrasoil, uma refinadora de óleos lubrificantes localizada na parte leste do Sítio Pirapitingui; o aprimoramento de estudos de avaliação e exposição humana em relação aos contaminantes presentes no ambiente para subsidiar ações de saúde; e o cumprimento, até 25 de novembro deste ano, de medidas técnicas contidas no Termo de Compromisso assinado em 2001, pelo Ministério Público e por 48 empresas que depositaram resíduos no local, visando executar obras e estudos, necessários à recuperação ambiental da área contaminada.
Entre essas medidas, encontra-se a implantação da barreira hidráulica no Sítio Santo Antonio, vizinho ao Pirapitingüi, para evitar o alcance dos contaminantes nos corpos d´água, além da continuidade do fornecimento de água para os moradores afetados pela contaminação.
O envolvimento da Secretaria de Estado da Saúde e das prefeituras nas discussões em torno de acordos futuros também faz parte das decisões aprovadas pelo CONSEMA, assim como a intensificação das negociações para a deliberação sobre o equacionamento das questões de ordem jurídica, como a falta de definições da questão fundiária da propriedade, da pessoa jurídica responsável pelo gerenciamento das áreas, da figura institucional responsável legalmente para desenvolver as atividades de remediação e, ainda, da falta de garantias financeiras para as ações de recuperação da área a longo prazo.
Por outro lado, independentemente das questões ainda não definidas de propriedade das áreas e de uso e ocupação do solo, exige-se o encaminhamento das soluções técnicas para a eliminação das fontes primárias e secundárias, seja por sistemas de tratamento ou por remoção do material contaminado. A realização de reuniões públicas, o estabelecimento de canais de comunicação eficientes com a população e a efetivação do encaminhamento da proposta de legislação sobre áreas contaminadas, estabelecendo instrumentos legais, administrativos e econômicos institucionalizados para fazer cumprir eficazmente as medidas necessárias, são outras das exigências aprovadas pelo CONSEMA.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Mário Senaga)
Fotos: José Jorge

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.