Panorama
 
 
 

VALE DO JEQUITINHONHA CRIA TURISMO SOLIDÁRIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

18/4/2005 Ariane da Consolação Borges, 18 anos, sonha em mostrar as belezas do Vale do Jequitinhonha para os turistas brasileiros e estrangeiros. A jovem de sorriso farto quer dar as dicas certas sobre onde eles poderão encontrar as igrejas históricas, mergulhar nas cachoeiras mais bonitas ou comprar os melhores artesanatos. Ariane já sabe como apresentar as potencialidades turísticas de sua região.
Ela fez os cursos de resgate do potencial criativo e de recepção e atendimento e foi uma das 400 pessoas capacitadas pelo Programa Turismo Solidário, da Secretaria Extraordinária para o Desenvolvimento do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas. Na tarde desta segunda-feira (18.04), em solenidade na Pontifícia Universidade Católica Minas/Serro, Ariane recebeu o certificado dos dois cursos das mãos do ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia.
“Espero que vocês levem essa oportunidade muito a sério e dediquem a ela toda a energia”, disse o ministro. “Cada um de nós tem que fazer um pouco para realmente ter a sua chance de trabalho”, completou.
Cooperação - Na solenidade no município de Serro, o ministro Mares Guia assinou, ainda, um Termo de Cooperação Técnica para a ampliação do Programa. Implementado em julho do ano passado nos municípios de Serro e São Gonçalo do Rio Preto, até o final do ano o Programa totalizará oito municípios das regiões norte e nordeste de Minas (Diamantina, Couto de Magalhães de Minas, Grão Mogol, Turmalina, Chapada do Norte e Minas Nova). “Este é um momento muito especial porque estamos criando aqui um programa para todo o Brasil”, disse o ministro. “É uma experiência extraordinária com o treinamento de pessoas e que vai gerar oportunidades de trabalho para as próprias comunidades”.
O Programa Turismo Solidário é uma iniciativa do governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas. O projeto piloto foi iniciado com a seleção de quatro destinos, os distritos de Serro Capivari, Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras, além de São Gonçalo do Rio Pedro, escolhidos por apresentarem uma forte vocação turística e pela própria localização estratégica como porta de entrada do Vale do Jequitinhonha.
O Programa está sendo desenvolvido com a parceria do Sebrae/MG e tem por objetivo promover a ordenação turística na região, proporcionando o combate à fome e à miséria, o aumento do capital social e o desenvolvimento sustentável das comunidades locais, por meio do aumento do fluxo turístico, com a participação solidária do turista. (Marlene Gomes)

Fonte: Ministério do Turismo (Embratur) (www.turismo.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.