Panorama
 
 
 

APÓS SER ALVO DE PROTESTO, SENADOR ACUSA ENTIDADE INDÍGENA DE ROUBAR DINHEIRO PÚBLICO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

29/04/2005 - O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que teve um boneco à sua imagem queimado hoje (29) na Praça dos Três Poderes por índios que participam da Mobilização Nacional Indígena Terra Livre, acusa o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) de estar roubando dinheiro público. O Cimi é uma das instituições que organizaram a mobilização. Em entrevista à Agência Brasil, o senador afirma que a "Funai (Fundação Nacional do Índio) não funciona, o que funciona hoje são as ONGs (Organizações Não-Governamentais). Formou-se um cartel de ONGs comandadas pelo Cimi, que recebe dinheiro do governo para fazer atividades nessas áreas e rouba esse dinheiro".
Em resposta às acusações, o vice-presidente do Cimi, Saulo Feitosa, disse que "ele vai ter que provar as acusações. É uma afirmação leviana e é inadmissível que um senador tenha essa atitude. Não admitimos isso e nos causa estranheza, parece uma atitude de desespero porque ele foi derrotado, já que era contra a homologação da reserva Raposa Serra do Sol em área contínua. Estamos indignados".
O senador é autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 38/99, que prevê limitar em 50% da área total de cada estado brasileiro passível de ser transformada em Terra Indígena ou Unidade de Conservação. "Só Roraima e Amapá ultrapassaram esses limites, os demais estão muito longe de alcançar", defende o senador. A PEC prevê também que, durante um processo de homologação de terras indígenas, seja atribuído ao Congresso Nacional o exame final da matéria. "O senado representa os estados e portanto tem que dar a última palavra sobre a retirada de terra dos estados para a União", diz Mozarildo.
O senador diz não ser contra a criação do Conselho Nacional de Políticas Indigenistas, uma das reivindicações dos cerca de 700 indígenas que estão em Brasília para o movimento Terra Livre. Mas, segundo ele, "estão querendo criar muito órgão para substituir o Congresso Nacional, que a representatividade legítima da população". Para ele, a melhor saída é o fortalecimento da Funai, nacionalização da política indigenista e a criação de uma interlocução com os índios que vivem em aldeias. O senador afirma ainda que o problema dos índios que vivem nas aldeias "não é terra, o que falta é assistência médica, a produção, melhoria da qualidade de vida e educação".

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Alessandra Bastos

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.