Panorama
 
 
 

ASSOCIAÇÕES PEDEM SUSPENSÃO DE CRIAÇÃO DE ÁREAS DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL NO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

26/04/2005 - O Supremo Tribunal Federal recebeu dois Mandados de Segurança (MS 25347 e 25348), com pedido de liminar, solicitando a suspensão de decreto do presidente da República, editado em fevereiro de 2005, que criou a Estação Ecológica Terra do Meio e o Parque Nacional da Serra do Pardo, nos municípios de São Félix do Xingu e Altamira, no Pará. As ações são de autoria da Associação dos Agricultores da Colônia Fernando Velasco e da Associação Agropecuária dos Produtores da Terra do Meio.
A estação ecológica criada pelo decreto presidencial tem uma área aproximada de três milhões e 370 hectares e, segundo as associações, é a segunda maior reserva já criada no planeta, sendo quase do tamanho da Bélgica. As duas entidades querem suspender o decreto para que sejam realizados estudos técnicos específicos, audiências e consultas públicas.
Sustentam que o procedimento administrativo realizado pelo Ibama foi feito de forma imatura e não está legalmente fundamentado para a edição do decreto de criação da estação ecológica e do parque. Salientam ainda que, com a medida liminar, pretendem minimizar os impactos sociais e econômicos negativos impostos aos que ocupam a região e que temem a desocupação da área.
Nas duas ações, as associações dizem que em janeiro de 2005 a procuradoria do Ibama emitiu parecer contrário à criação da estação ecológica, pois não haveria consenso entre a população local e lideranças. No entanto, alegam as entidades que dias depois o Ibama reconsiderou seu parecer e opinou favoravelmente à criação do Parque Nacional Terra do Meio.
As associações sustentam que o processo administrativo que criou as duas unidades de conservação foi, na verdade, uma "interdição camuflada" na região, "contra a vontade das populações e associações locais".

Fonte: Supremo Tribunal Federal (www.stf.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.