Panorama
 
 
 

CARTA DO MMA ENVIADA AO JORNAL DO BRASIL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

29/04/2005 - Brasília,25 de abril de 2005

Em relação à nota publicada na coluna de Ricardo Boechat do dia 24 passado, cabe esclarecer algumas confusões que acabaram induzindo o leitor Francisco Arruda, de Fortaleza (CE), ao mesmo erro. Antes, porém, é importante ressaltar que a responsabilidade pela elaboração dos dados sobre o desmatamento na Amazônia é exclusiva do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que prevê a finalização dos números referentes ao período 2003/2004, para o fim deste mês.
Ao comentar sobre os índices de desmatamento da Amazônia, a coluna confundiu hectares com quilômetros quadrados, superdimensionando a área desmatada. A devastação que renomados ambientalistas garantem na nota ter atingido no ano passado 30 milhões de hectares da Amazônia, equivaleria a 300 mil quilômetros quadrados, correspondente à soma territorial dos estados do Paraná e Santa Catarina. Já os 23 milhões de hectares que a coluna afirma ter sido registrado em 2003, equivale à quase totalidade do estado de São Paulo.
Na verdade, o número real do desmatamento registrado na Amazônia em 2003 é de 2 milhões 375 mil hectares, ou seja: 10% do que foi publicado na coluna. Sendo assim, vale corrigir, também, o leitor de Fortaleza, que credita ao período do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o desmatamento de 53 milhões de hectares. O dado correto é de 5 milhões e 300 mil hectares, o que coloca esses dois anos de Governo Lula longe de ser o campeão de devastação em toda a história de destruição daquela região , como afirma o leitor.
A diferença da atual gestão é que o desmatamento da Amazônia está sendo tratado como questão de governo, envolvendo 14 ministérios sob a coordenação da Casa Civil, deixando, portanto, de ser questão exclusiva do Ministério do Meio Ambiente. O Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento, elaborado e implementado por esse grupo interministerial, já começa a mostrar seus resultados com a estabilização dos índices do desmatamento em pleno período de crescimento econômico, o que é inédito na região, e com uma perspectiva de redução significativa a partir deste ano.
O presidente Lula em dois anos de gestão já criou, na Amazônia, 7,5 milhões de hectares em áreas de proteção ambiental, exatamente nas áreas de maior conflito e nas frentes de expansão da fronteira agrícola. Este sim, é um recorde na história da Amazônia.

João Paulo Capobianco
Secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.