Panorama
 
 
 

DEZ ANOS APÓS BRENT SPAR: PLARAFORMAS DE ÓLEO CONTINUAM POLUINDO OS OCEANOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2005

29-04-2005 – Hamburgo - Apesar do sucesso da campanha realizada pelo Greenpeace há dez anos contra o afundamento da Brent Spar e outras plataformas de óleo, a operação desses equipamentos continua poluindo fortemente os oceanos. Todo ano, 14 mil toneladas de óleo vindas de cerca de 500 plataformas vão parar no Mar do Norte – quantidade equivalente ao derramamento de um navio-tanque por ano.
A campanha do Greenpeace contra o afundamento da Brent Spar começou em 30 de abril de 1995, quando ativistas ocuparam a plataforma, que pertencia à Shell. A empresa pretendia afundar o equipamento de 15 mil toneladas no Atlântico. Seria apenas a primeira de outras plataformas a serem afundadas no mar. Após 52 dias de confrontos, protestos de consumidores e negociações políticas, a Shell desistiu no dia 10 de junho. A Brent Spar foi desmontada e utilizada para fazer um novo cais na Noruega. A vitória do Greenpeace abriu um precedente e evitou que tanto a Shell quanto outras empresas utilizassem os oceanos como depósito de lixo poluente.
“Entretanto, isso não significa que os oceanos estão salvos”, disse Christian Bussau, do Greenpeace. “A crescente poluição diária do mar por óleo e a exploração de áreas intocadas mostra que, mesmo após Brent Spar, a indústria de óleo não entendeu o quanto é preciso mudar”, complementa. O Greenpeace tem exigido que sejam aumentadas as áreas de proteção nas quais a produção de óleo é proibida, permitindo, assim, que o mar seja recuperado.
A campanha de Brent Spar é reconhecida como um ponto alto do movimento ambientalista internacional. A campanha foi criticada no final, quando publicou uma estimativa errada da quantidade de óleo restante na plataforma. Mas a acusação feita de tempos em tempos, que a campanha foi realizada com base em números errados, é falsa. Até aquele momento, o Greenpeace havia trabalhado apenas com os números corretos adquiridos dos próprios registros da Shell.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.