Panorama
 
 
 

DISCUSSÃO SOBRE ANGRA 3 É LEVADA AO GUARUJÁ E A SANTOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2005

Greenpeace leva expedição Brasil Não É Nuclear para o litoral de SP para alertar população local sobre os riscos da retomada do programa nuclear brasileiro

24.04.2005 - A expedição Brasil Não É Nuclear chegou ao litoral paulista no fim de semana do feriado de Tiradentes e aproveitou a grande movimentação nas cidades de Guarujá e Santos para levar a mensagem do Greenpeace contra as intenções do governo federal de retomar o programa nuclear brasileiro e construir Angra 3. A campanha chegou ao Guarujá no sábado, dia 23 de abril, e seguiu para Santos no domingo, sendo recebida com entusiasmo pela população local e por turistas que desceram a serra em busca de sol, mar e diversão. Em ambas as cidades, o Greenpeace utilizou um balão substituto enquanto o original está sendo reparado dos danos sofridos durante a passagem da expedição pelo Nordeste. Com os dizeres 'Angra 3 Não' e muita informação sobre os riscos do Brasil voltar a investir bilhões de dólares numa fonte de energia que vem sendo descartada por diversos países do mundo, entre eles a Alemanha, a Itália, a Espanha e a Inglaterra.
No Guarujá, 13ª cidade do roteiro da expedição Brasil Não É Nuclear, o balão foi inflado na praça Horácio Lafer, junto ao Corpo de Bombeiros da praia da Enseada, e logo atraiu a atenção dos banhistas que chegavam à praia.
"Ainda bem que tem alguém falando sobre o absurdo de se investir essa quantia enorme de dinheiro num projeto tão problemático como esse", comemorou a massoterapeuta Kamila Mendes, que veio de Campinas para o Guarujá passar o feriado prolongado com a família. "E é bom ver que tem muitas crianças aqui, para elas já irem aprendendo sobre essa questão tão importante e delicada."
As crianças realmente deram um toque especial ao evento. Não se limitaram a andar no balão, mas faziam questão de perguntar tudo sobre usinas nucleares, seus riscos ao meio ambiente e alto custo. E aproveitaram para deixar também mensagens contra o programa nuclear brasileiro e a favor de energias mais limpas no banner que será entregue ao presidente Lula.
A conscientização das futuras gerações é importante para que elas não sejam surpreendidas nem enganadas por projetos tão problemáticos como o de Angra 3. A região da Baixada Santista já foi alvo do interesse de governos passados para a instalação de usinas nucleares, como bem lembrou Elson Maceió, antigo ambientalista da região (atuando pela ONG Coletivo Alternativa Verde – Cave) e atual secretário de Meio Ambiente da cidade.
"Já tentaram instalar uma central nuclear aqui na região no final da década de 1970, mas após muita luta, conseguimos barrar o projeto das usinas de Peruíbe e Iguape com a criação da Estação Ecológica Juréia Itatins", lembra Macéio. "Angra 3 pode estar longe da região aqui, mas em caso de acidente lá – um vazamento por exemplo – nós seríamos afetados. Por isso é importante o trabalho de conscientização que vocês estão fazendo aqui no Guarujá."
Elson Maceió lamenta que integrantes do governo do PT estejam defendendo a retomada do programa nuclear brasileiro, lembrando que o partido do presidente Lula sempre foi crítico em relação a esse modelo de geração de energia. "Vejo várias pessoas hoje no governo, que vivenciaram nossa luta contra as usinas nucleares há 20 anos, apoiando Angra 3, o que é muito contraditório. José Dirceu (ministro-chefe da Casa Civil) é um deles. Mas não temos porquê ter compromisso com esse modelo de energia, que é ultrapassado, perigoso e caro. Não faz sentido construir uma terceira usina nuclear no país quando temos duas outras 'capengas'", afirmou Maceió.
Em Santos, a expedição Brasil Não É Nuclear promoveu a atividade no emissário submarino da praia José Menino, uma das principais da cidade. A movimentação foi grande, graças ao dia ensolarado que levou milhares de pessoas à praia. Os ativistas do Greenpeace explicaram para as pessoas que eram atraídas pelo balão quais os riscos do país entrar novamente numa 'aventura nuclear' e apresentaram alternativas mais seguras, baratas e modernas, como as fontes renováveis de energia (eólica, solar e biomassa).
O aposentado Gilberto Rodrigues Costa, de 64 anos, se emocionou ao ver tanta gente interessada no tema e disse que espera uma mudança de planos por parte do governo Lula.
"Ele se elegeu prometendo mais ações no campo social. Espero que Lula entenda que investir tanto dinheiro numa usina nuclear não vai ajudar em nada a quem tem fome, aos que estão desempregados e aos que querem um futuro mais seguro."

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.