Panorama
 
 
 

DOCUMENTO APRESENTA A REGULAMENTAÇÃO DE PRODUTOS BIOLÓGICOS PARA O CONTROLE DE PRAGAS AGRÍCOLAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

(29/04/2005) A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) lançaram recentemente o “Regulamentação de produtos biológicos para o controle de pragas agrícolas”.

Embrapa/Divulgação
O documento apresenta de forma detalhada a situação atual das exigências para elaboração de produtos biológicos utilizados no controle de pragas da agricultura. A regulamentação desses produtos no Brasil vinha sendo feita, seguindo a orientação da Lei de Agrotóxicos de 1989, que, praticamente não diferenciava os produtos biológicos dos produtos químicos para efeitos de registro, inclusive do registro experimental temporário (RET). Isso dificultava e atrasava a comercialização dos produtos biológicos, que não são nocivos à saúde humana e ao meio ambiente, pois são específicos para controlar pragas da agricultura.

Por isso, desde 1997, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Agência de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (Anvisa) vêm envidando esforços para mudar esse quadro a partir da publicação de normas, portarias e resoluções com o objetivo de agilizar a liberação dos produtos biológicos.
Atualmente, a regulamentação de produtos microbianos de controle biológico, que também incluem semioquímicos (substâncias químicas produzidas por organismos que modificam o comportamento de outros seres vivos) está sendo unificada, devido à publicação do Decreto 4.074 de 4 de janeiro de 2002.
A partir do qual as principais decisões relacionadas a esses assuntos são tomadas no âmbito de um Comitê Técnico de Assessoramento (CTA) composto por dois representantes de cada um dos órgãos citados. O mesmo Decreto procurou simplificar e unificar os regulamentos até então existentes, de modo a facilitar e agilizar a avaliação e o registro dos produtos para controle biológico
O documento, de autoria dos pesquisadores Eduardo Cyrino Oliveira filho ( Embrapa Cerrados), Marcos Rodrigues de Faria (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia) e Maria Luiza Marcico de Castro (Ibama), apresenta um detalhado “passo-a-passo” do registro de produtos, incluindo os microbiológicos, os que contêm semioquímicos ou parasitóides, predadores ou nematóides.
São apresentados fluxogramas das etapas para obtenção do Registro Especial Temporário e do registro do produto e são feitas considerações também a respeito da necessidade de efetuar cadastros dos produtos em cada Estado da Federação onde o fabricante pretender vender seus produtos. O Documento citado pode ser consultado no endereço eletrônico http://www.cenargen.embrapa.br/publica/trabalhos/doc119.pdf onde também se encontra disponível, gratuitamente, para download.

Fonte: Embrapa (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (José Manuel Cabral de Sousa Dias)
Foto: Embrapa/Divulgação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.