Panorama
 
 
 

EMBRAPA COMEMORA ANIVERSÁRIO E INAUGURA TRILHA ECOLÓGICA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

(29/04/2005) A partir do dia 30 de abril a população de Belém, PA, poderá conhecer uma área verde com 60 anos de existência e diversas espécies de plantas da região, na sede da Embrapa Amazônia Oriental. Uma caminhada pela floresta com a inauguração da Trilha Ecológica “Capoeira do Black” marca amanhã a comemoração pelos 66 anos de pesquisa agropecuária na Amazônia e 32 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa.
A caminhada pela trilha - que tem 200 metros, em terreno plano e de fácil acesso – é leve e trinta minutos é tempo suficiente para contemplar a rica natureza da capoeira do Black, como é chamado o lugar, uma área de 5,7 hectares de vegetação secundária, que abriga diversas espécies de árvores frutíferas, medicinais, produtoras de madeira, além de pequenos animais da região. Um rico exemplar da biodiversidade da Amazônia, que resistiu à urbanização ao seu redor.
As árvores no interior da trilha estão identificadas pelos nomes populares e científicos, incluindo o gênero e família. Exemplares de marupá, tatapiririca, muruci, sapucaia, sucupira amarela, entre outros, poderão ser contemplados no caminho, que será aberto a grupos de visitas monitoradas por técnicos em classificação de plantas da Embrapa de Belém. Entre os animais que fazem da mata o seu lar, os macacos roubam a cena quando se movimentam em busca de alimento. Além deles, cutias, tatus e aves também chamam a atenção de quem caminha no local.
Com a inauguração da trilha, a capoeira deixa de ser de uso exclusivo da pesquisa para atingir o público em geral. De acordo com o pesquisador Joaquim Ivanir Gomes, da área de botânica da Embrapa Amazônia Oriental, a trilha atende a públicos distintos, a sociedade em geral, como um local dedicado à educação e lazer ambiental; aos estudantes de graduação, como um espaço dedicado às aulas práticas de identificação e coletas botânicas; e para a pesquisa, como a representação fragmentada da biodiversidade da Amazônia num cenário já alterado, possibilitando assim o desenvolvimento de estudos comparativos.
Histórico - Com 60 anos de existência, a capoeira é uma referência a pesquisadores e estudantes, que realizam no local as atividades de campo da pesquisa, como coleta de material botânico (frutos, sementes, flores). Seu nome é uma homenagem ao botânico inglês George Black, que, em 1945, quando ainda o local pertencia ao Instituto Agronômico do Norte, antecessor da Embrapa Amazônia Oriental, reservou essa área para estudos botânicos, envolvendo regeneração e formação de mata.
Na década de 60, um levantamento feito pelo botânico João Murça Pires identificou cerca de 286 espécies de plantas em 85 famílias botânicas, incluindo plantas inferiores, herbáceas e de porte arbóreo. Hoje, a Capoeira do Black faz parte da Área de Proteção Ambiental da Região Metropolitana de Belém - APA.
Aniversários – A inauguração da trilha marca a abertura das comemorações locais pelos 32 anos da Embrapa e 66 anos da pesquisa agropecuária na Amazônia. Com quarenta Unidades em todo o Brasil, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa –, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi fundada em 26 de abril de 1973. Atualmente, são mais de 8 mil funcionários, sendo 2.200 pesquisadores, em sua maioria doutores. Ela abriga a inteligência agrícola brasileira e foi responsável por tornar a produção agropecuária nacional competitiva no mercado mundial.
A comemoração nacional do aniversário está acontecendo no período de 25 deste mês a 30 de maio, em Brasília, e conta com a presença do presidente Lula e do ministro Roberto Rodrigues.
Nas últimas décadas, os pesquisadores geraram tecnologias que permitiram ao Brasil chegar a ser líder na agricultura tropical, dobrando o faturamento com as vendas externas e um crescimento superior a 100% no saldo comercial.
Num período de 30 anos, a safra de grãos do Brasil quadruplicou, mas a área plantada, que em 1973 era de cerca de 24 milhões de hectares, sequer dobrou de tamanho, alcançando 41 milhões de hectares em 2003.
Nesse mesmo período, a oferta de três milhões de toneladas de carnes bovina, suína e avícola multiplicou-se por quase seis, somando 17,8 milhões de toneladas. O caso mais expressivo é o do frango, que saltou de 217 mil para 7,6 milhões de toneladas.
E assim a revolução se deu com hortaliças, frutas, flores, fibras e essências florestais. Atualmente o agronegócio responde por 33% do PIB nacional e contribui com 42% do valor das exportações e emprega 37% da população economicamente ativa.
Apesar disso, a empresa tem sofrido com o contingenciamento de recursos nos últimos anos. Na Embrapa Amazônia Oriental (Belém - PA), uma das maiores Unidades do País, hoje chefiada por Jorge Yared, o limite aprovado do Governo Federal para o orçamento deste ano, para atividades de apoio e pesquisa (referente à rubrica "outros custeios") é de 2 milhões e 300 mil reais, o que corresponde a 72% do que foi gasto, nos mesmos ítens, em 2004. Do orçamento, 22% vão para as atividades de pesquisa e 78% para apoio.
Em Belém, os aniversários serão comemorados no período de 30 deste mês até 03 de maio, com a inauguração da Trilha Ecológica “Capoeira do Black” e atividades sociais e culturais para congraçamento dos empregados e parceiros da Embrapa Amazônia Oriental. (Texto: Ana Laura Lima, DRT-PA: 1268)

Fonte: Embrapa (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Ana Laura Lima)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.