Panorama
 
 
 

GOVERNO LIBERA USO DE CAÇOEIRA NA PESCA DA LAGOSTA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

(28/04/05) - Após intensa discussão entre representantes do governo e setor ligado à pesca da lagosta, a rede de caçoeira poderá voltar com restrição aos barcos pesqueiros, a partir deste domingo, quando começa a temporada de captura do crustáceo. A rede está autorizada para ser usada apenas entre o Piauí e o Espírito Santo, mas continua suspensa no Pará, Amapá e Maranhão.
Durante o período de 90 dias estará autorizado inclusive o uso de caçoeira artesanal (monofilamentos). Após este prazo, os pescadores devem passar a usar apenas as caçoeiras de multifilamentos, consideradas menos agressivas ao meio ambiente. Elas possuem malha maior impedindo a captura de indivíduos pequenos. Além disso, a caçoeira de multifilamentos se rompe ao tocar em corais.
A notícia foi antecipada na manhã de hoje pelo presidente do Ibama, Marcus Barros, a parlamentares, prefeitos e representantes de entidades de pesca. Ainda falta assinatura da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na instrução normativa que regulamentará a pesca da lagosta neste ano. Ela recebeu a versão final da proposta na noite de ontem, no hospital onde está internada tratando de uma infecção.

Suspensão

A caçoeira foi proibida em 2002 por prejudicar a reprodução da lagosta, mas a medida foi postergada anualmente durante o período de defeso. O atual recuo é uma decisão de governo que avaliou quatro alternativas, desde manter a proibição total, o que causaria grande impacto no setor, à liberação irrestrita da caçoeira que teria grande impacto sobre as populações da lagosta.
Optou-se por uma proposta intermediária que reduzisse impactos sociais e econômicos, dando três meses para os pescadores se capitalizarem e investirem em caçoeiras de multifilamentos que, segundo consensos técnicos, produzem impactos equivalentes à pesca tradicional. “A missão do Ibama é cuidar do meio ambiente, mas não somos sectários”, disse Barros.
“O Ibama sempre tem bom senso”, aplaudiu o senador Fernando Bezerra (PTB-RN) e líder do governo no Senado. O presidente da Confederação Nacional dos Pescadores, Abraão Lincoln, endossou declaração do senador.
Independente da instrução normativa, o Ibama quer que o comitê da lagosta proponha um plano de gestão do crustáceo com ações no longo prazo necessárias à recuperação de estoques. O diretor de Fauna e Recursos Pesqueiros do instituto, Romulo Mello, alertou dizendo que “se setor não assumir o compromisso com a sustentabilidade da pesca da lagosta, o que vai desaparecer não é o recurso pesqueiro. É o próprio pescador.”
“Estamos dispostos a debater o ordenamento da pesca da lagosta”, disse o representante da Seap – a secretaria federal de fomento de pesca – Dedé Teixeira. Mas recebeu do prefeito de Aracati (CE), Expedito Ferreira da Costa, cobrança de acesso a crédito para troca de compressores de ar por equipamentos de mergulho para evitar mortes e seqüelas aos pescadores. “A Seap ainda não fez o dever de casa.” A deputada Selma Schons (PR-PR) sugeriu que se copiasse exemplo do governo do Paraná que criou um fundo de aval para garantir o acesso de pescadores a financiamentos.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom (Sandra Sato e Jaime Gesisky)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.