Panorama
 
 
 

IBAMA PROPÕE AÇÃO CONJUNTA PARA RESOLVER IMPASSE SOBRE COMÉRCIO DE ARTE PLUMÁRIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

O Ibama deverá realizar uma ação conjunta com a Funai e a comunidade indígena para buscar saídas para o impasse em relação ao comércio de artesanato indígena que utiliza plumária de aves silvestres. A comercialização de arte plumária dos povos indígenas brasileiros está suspensa desde o final do ano passado por determinação da Funai após apreensões de arte indígena feitas pela Polícia Federal junto a comerciantes. Nesta quarta-feira, uma comissão de lideranças indígenas Kayapó e Panará foi recebida em audiência pelo diretor de Fauna e Recursos Pesqueiros do instituto, Rômulo Mello.

Ibama/Divulgação
Liderados pelo cacique Raoni, os representantes indígenas pediram que o Ibama ajudasse a resolver o impasse criado em relação ao comércio de arte plumária. Segundo Raoni, a proibição prejudica os índios na medida em os confunde com traficantes de animais. Estes sim, é que precisam ser punidos disse Raoni. “Índio não é traficante”, sentenciou o chefe Kayapó.

Segundo Raoni, a arte indígena é um patrimônio cultural brasileiro e os índios querem o direito de fazer os objetos, utilizá-los em seus ritos e também vendê-los como forma de melhorar a renda das comunidades. Do ponto de vista ambiental, o diretor do Ibama salientou que é possível se fazer o manejo de animais silvestres para o usufruto dos índios sem prejuízo às espécies.
“Trata-se de uma questão de juntar o conhecimento científico do homem branco ao conhecimento tradicional indígena para se buscar o equilíbrio ambiental e garantir a tradição da arte plumária”, disse ele.
Rômulo Mello ponderou ainda que o comércio interno da arte plumária que existe no território nacional sirva para beneficiar os índios e não brancos que buscam tirar proveito do interesse que essa arte desperta.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa (Jaime Gesisky)
Foto: Ibama/Divulgação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.