Panorama
 
 
 

ÍNDIOS VOLTAM A COBRAR CRIAÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA INDIGENISTA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

27/04/2005 - Os 700 índios que participam da Mobilização Nacional Indígena Terra Livre, na Esplanada dos Ministérios, voltaram a cobrar hoje do governo federal a criação do Conselho Nacional de Política Indigenista. A proposta, lembraram, aguarda solução no Ministério da Justiça. "Existe até ministério do peixe, mas não existe um órgão superior para os índios. Já perdi a conta de quantos grupos de trabalho o governo criou para as questões indígenas e que nunca decidiram nada", afirmou o secretário do Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas, Gersen Baniwa.
O Conselho, de acordo com a proposta, seria deliberativo e normativo, tendo como função a discussão, formulação de políticas e a fiscalização da execução. E não substituiria a Fundação Nacional do Índio (Funai) que, para Gersen Baniwa, "não tem mais competência completa". Segundo o secretário, a "única responsabilidade" da Funai é a regularização de terras: "Todas as outras ações estão espalhadas pelos ministérios e não há comando dessas ações".
Os índios defendem que os integrantes do Conselho sejam do governo, das entidades indigenistas e dos própiros indígenas, em proporções iguais. A composição ainda está sendo discutida no Ministério da Justiça, segundo Cláudio Beirão, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Ele explicou que na proposta já elaborada e não aceita pela Casa Civil, apenas representantes do governo formariam o novo Conselho.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Alessandra Bastos

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.