Panorama
 
 
 

LUZ PARA TODOS CHEGA A ALDEIA INDÍGENA DO MARANHÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

25/04/2005 – Cerca de 2,1 mil índios Kanela da aldeia Escalvado, no município de Fernando Falcão foram beneficiados na última semana com a chegada da energia elétrica. O programa Luz para Todos, do Ministério de Minas e Energia, concluiu as obras de eletrificação na aldeia indígena que fica no estado Maranhão.
No início das obras metade das 187 casas não contava com energia elétrica. Foram instalados transformadores bifásicos e cada casa teve direito a um kit com três pontos de luz e duas tomadas.
O coordenador do programa Luz para Todos, Edmilson Carneiro, disse que devido à carência no estado, o programa pretende atender em 2005 cerca de 53 mil domicílios. Em entrevista à Rádio Nacional da Amazônia, ele disse que terão prioridade 93 assentamentos, com 13 mil casas, o que vai beneficiar 65 mil pessoas.
Carneiro destacou os benefícios do programa. "Ele vai além de melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram no meio rural. Também promove o desenvolvimento, gerando emprego e renda", disse. Ele acrescentou que o programa é uma ferramenta para contribuir para a erradicação da pobreza.
De acordo com o coordenador, a instalação da energia elétrica até os domicílios será gratuita para as famílias de baixa renda. Para receber o benefício, o interessado precisa procurar qualquer escritório do agente executor na distribuidora em sua região ou o comitê gestor do programa mais próximo.
Em todo o país, o programa Luz para Todos já atendeu 125 mil domicílios, beneficiando cerca de 625 mil pessoas. Para atender aproximadamente 10 milhões de brasileiros que não contam com energia elétrica no meio rural, serão investidos R$ 7,4 milhões até 2008. O programa atua em parceria com as distribuidoras de energia e os governos estaduais.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Valtemir Rodrigues

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.