Panorama
 
 
 

NOVAS RESERVAS PODEM TRIPLICAR PROTEÇÃO ÀS ARAUCÁRIAS NO PAÍS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

29/04/2005 Ministério do Meio Ambiente e Ibama encerraram esta semana a série de consultas públicas para a criação de oito novas áreas protegidas no Paraná e em Santa Catarina. As novas unidades de conservação poderão praticamente triplicar a proteção às florestas com araucárias no País. As matas com pinheiro brasileiro chegaram a cobrir 20 milhões de hectares em estados das regiões Sul e Sudeste, mas hoje estão reduzidas a menos de 3% de sua área original. Apenas 0,36% dessa área original está protegida, incluindo regiões com campos nativos.

SBF/MMA
A proposta governamental para ampliar a proteção às matas com araucárias inclui a criação de oito áreas protegidas, sete de proteção integral (122,8 mil hectares) e uma de uso sustentável (419,2 mil hectares). Ao todo, Ministério do Meio Ambiente e Ibama, em parceria com estados, municípios, prefeituras e sociedade, pretendem implementar dois parques nacionais, duas reservas biológicas, dois refúgios de vida silvestre, uma estação ecológica e uma área de proteção ambiental (veja tabela e mapa abaixo). Para o secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, a criação de novas reservas para proteger as araucárias é emergencial e também uma obrigação constitucional do ministério, dos governos estaduais e municipais. "Com a proposta, chegaremos 0,97% da área original protegida, o que ainda é muito pouco. O ideal seria pelo menos 10%, mas já não existem remanescentes nessa quantidade", disse.

De acordo com o secretário do MMA, sempre que possível, residências, indústrias, criações e plantações, inclusive de espécies exóticas, foram deixadas de fora dos limites das unidades de conservação de proteção integral. Com exceção da área de proteção ambiental, terras privadas no interior das demais áreas protegidas poderão ser desapropriadas.
Nos refúgios de vida silvestre, só haverá desapropriação caso as atividades privadas não sejam compatíveis com os objetivos de preservação. A indenização por desapropriação ocorrerá desde que seja comprovada a posse regular da terra. "As atividades produtivas que ocorrem na Área de Proteção Ambiental não sofrerão qualquer interferência, desde que estejam sendo realizadas de acordo com a legislação", esclareceu. "O governo não tomará terras e nem engessará a economia da região", disse Capobianco.
Os parques e reservas também foram definidos para proteger nascentes que abastecem rios e populações. Entre as vantagens que a população terá com a criação das reservas, estão a geração de empregos, o controle natural de pragas e do clima, a garantia de água de qualidade e o desenvolvimento do turismo, uma vocação regional.

Consultas

A proposta foi apresentada a todos os setores interessados durante consultas públicas realizadas no Paraná e Santa Catarina, entre os dias 18 e 27 de abril. Os debates foram promovidas pelo governo em cumprimento da legislação, e contaram com ampla participação popular, reunindo em média 500 pessoas por encontro. Durante as consultas, não houve qualquer contestação consistente quanto aos estudos realizados para a criação das áreas protegidas ou quanto a importância ambiental das mesmas. As informações sobre a proposta também estão disponíveis na página do Ibama, no endereço www.ibama.gov.br (Consultas Públicas).
Durante os encontros, foram oferecidas informações detalhadas sobre as propostas e ouvidas sugestões e críticas de vários segmentos sociais para o aprimoramento das áreas protegidas. Apesar de "tumultos" ocorridos nas consultas realizadas nos municípios de Palmas (PR), Abelardo Luz e Ponte Serrada (SC), a ampla maioria da população daqueles estados é favorável à proteção das florestas com araucárias e à criação de áreas protegidas.
Pesquisa divulgada pelo Ibope apontou que 97% da população daqueles estados consideram "muito importante" ou "importante" proteger os remanescentes da floresta com a criação de unidades de conservação. "Infelizmente, lideranças da região têm promovido uma campanha de desinformação na tentativa de barrar a proteção ambiental, inclusive contrariando o desejo da população", lamentou Capobianco.
Com a série de consultas públicas encerrada, Ministério do Meio Ambiente e Ibama reunirão as sugestões e críticas da população e farão ajustes na proposta original para as áreas protegidas. No dia 4 de maio, o Ministério do Meio Ambiente debaterá o assunto diretamente com os governadores de Santa Catarina e do Paraná. Em seguida, as propostas serão encaminhadas à Presidência da República.

Processo

Os locais para as unidades de conservação foram definidos em áreas de vegetação nativa já protegida por lei, com base nas portarias 507 e 508 do Ministério do Meio Ambiente, de dezembro de 2002, que definiram áreas prioritárias para estudos naqueles estados, e a partir dos debates e sugestões do Grupo de Trabalho Araucárias Sul, formado em março de 2003 pela Ministra Marina Silva.
Os estudos de campo foram realizados por uma Força Tarefa coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Ibama, que reuniu especialistas de diferentes áreas, representando os três níveis de governo, universidades e organizações não-governamentais. No trabalho, quarenta técnicos de dezesseis instituições percorreram mais de 40 mil quilômetros no Paraná e em Santa Catarina, levantaram informações sobre as características da flora e fauna e a situação de conservação dos remanescentes florestais e campos naturais associados, destacando as espécies raras e endêmicas, as belezas cênicas e os recursos hídricos.
Pesquisaram, ainda, a situação socioeconômica e fundiária dos municípios e regiões abrangidas pelas reservas e promoveram reuniões e entrevistas com moradores e autoridades locais. "Foi o maior esforço já feito para preservar as florestas com araucárias, que estão entre as mais ameaçadas de destruição total no Brasil. Além disso, tudo ocorreu de forma participativa e transparente, seguindo a orientação da ministra Marina Silva", disse o secretário.

Proposta para novas UCS

Estado
Unidade de Conservação
Localização
Área (ha)
Paraná
Parque Nacional dos Campos Gerais Ponta Grossa, Castro e Carambeí
21749
  Reserva Biológica das Araucárias Imbituva, Teixeira Soares e Ipiranga
16078
  Refúgio de Vida Silvestre do Rio Tibagi Imbituva, Teixeira Soares, Ipiranga, Ponta Grossa e Palmeira
31698
  Reserva Biológica das Perobas Tuneiras do Oeste e Cianorte
10000
  Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas Palmas e General Carneiro
16445
Santa Catarina
Estação Ecológica da Mata Preta Abelardo Luz
9006
  Parque Nacional das Araucárias Ponte Serrada e Passos Maia
16824
  Área de Proteção Ambiental das Araucárias Abelardo Luz, Água Doce, Ponte Serrada, Passos Maia, São Domingos, Ipuaçu, Faxinal dos Guedes, Vargeão, Vargem Bonita, Ouro Verde, Macieira e Bom Jesus
419218
Mapa das áreas protegidas

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Aldem Bourscheit)
Foto: SBF/MMA

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.