Panorama
 
 
 

OITO ARROZEIROS SÃO CONTRÁRIOS À HOMOLOGAÇÃO DA RAPOSA SERRA DO SOL, DIZ PRESIDENTE DA FUNAI

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

26/04/2005 - O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes, disse hoje (26) que os arrozeiros conseguiram colocar parte da opinião pública no estado contra os índios favoráveis à homologação da Raposa Serra do Sol em áreas contínuas. "Sabíamos que ia haver resistência por parte dos arrozeiros. Numa terra de 1,747 milhão de hectares, quem está fazendo tudo isso são oito arrozeiros, que conseguiram levar quase toda a população do estado de Roraima contra os índios que são a favor da homologação".
A reserva foi homologada no dia 15 de abril. A demarcação em área contínua determina que os ocupantes não-índios da reserva - entre os quais os arrozeiros que exploram terras na margem Sudoeste da área - devem deixar o local no prazo de um ano.
De acordo com o presidente da Funai, os arrozeiros conseguiram influenciar os índios para serem contrários à forma à homologação da reserva em área contínua. "Eles estão sendo utilizados pelos arrozeiros. Acreditamos que se entendessem que o papel do Estado brasileiro e não dos arrozeiros é mais importante para consolidar as suas demandas, não teriam tanta razão para estar do lado dos arrozeiros".
Segundo Gomes, os índios que não concordam com a homologação representam cerca de 20% dos cerca de 15 mil indígenas que vivem na região. "Mas é uma minoria barulhenta, que está sendo reforçada por um estado que quer manter [essa situação], como se fosse um estado feudal, como era antigamente, quando tinham os senhores que comandavam os índios".
O presidente da Funai disse ainda estar preocupado com o fato de índios tuxauas manterem reféns quatro policiais federais na aldeia Flechal, próxima ao município de Uiramutã (RR). "A nossa preocupação é muito grande porque três agentes e um delegado da PF estão retidos na aldeia", diz. "Eles não estão sofrendo nenhum tipo de agressão, mas há um entendimento de que estão sendo usados como uma arma para negociação e isso está deixando o governo muito preocupado porque queremos que isso se resolva pacificamente".
Os índios exigem a presença do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, ou do presidente da Funai para libertar os reféns.
O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, também se pronunciou sobre assunto. Ele disse que a produção de arroz na reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, está sob o comando de oito fazendeiros. "Na reserva há oito arrozeiros ocupando ilegalmente as terras", disse Hackbart, após participar de reunião com cerca de 500 indígenas no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Juliana Andrade

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.