Panorama
 
 
 

PEIXE-BOI AMAZÔNICO VAI À FRANÇA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

Este é o ano do Brasil na França e o peixe-boi amazônico, um dos animais mais ameaçado de extinção da fauna brasileira que ainda sofre com a prática da caça predatória, está representado na exposição Amazônia Brasil que acontece até o dia 25 de agosto, no Palais de la Decouverte, em Paris.
O Peixe-boi amazônico, mamífero aquático dos rios e igarapés da bacia amazônica pesa cerca de 350 quilos e 2,5 metros, será apresentado aos visitantes da exposição em um vídeo editado exclusivamente para a mostra. As imagens que compõe o documentário foram fornecidas pela Fundação Mamíferos Aquáticos e Centro Mamíferos Aquáticos/Ibama, instituições executoras do Projeto Peixe-Boi Amazônico, que conta com a parceria do Conselho Nacional dos Seringueiros.
“Essa exposição é de enorme importância para divulgar o Projeto Peixe-Boi Amazônico, pois podemos sensibilizar, além do público francês, grande parte dos turistas de todo o mundo que visitam aquele país. É importante conscientizar as pessoas a cerca desta espécie que só existe na Amazônia e que está ameaçada de extinção. Ao contrário do peixe-boi marinho, o amazônico ainda é muito caçado e por meio da divulgação do trabalho no exterior podemos atrair investimentos internacionais para o Projeto a fim de intensificarmos as ações para conservação da espécie", afirma a bióloga do Projeto Peixe-Boi Amazônico, Fábia Luna.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a mostra é uma iniciativa do Projeto Saúde e Alegria, de Comunidades da Amazônia e Grupo de Trabalho Amazônico, com o apoio do próprio MMA. Segundo os organizadores, é a primeira vez que uma exposição apresenta uma visão tão completa e profunda sobre a Amazônia e do modo de vida dos seus habitantes e trabalhadores.
Na exposição multimídia também estão previstas oficinas de artesanato, palestras sobre ervas medicinais e reciclagem, simulação dos sons da floresta, exibição de filmes, seminários de negócios e mostras de moda, jóias, mobiliário, cerâmicas, cestas e outros objetos confeccionados com material da floresta.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa (Luís Boaventura)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.