Panorama
 
 
 

PRESIDENTE DO INCRA DIZ QUE RETIRAR NÃO-ÍNDIOS DE 74 TERRAS INDÍGENISTAS É PRIORIDADE PARA 2005

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

26/04/2005 - A terra indígena Cachoeira Seca, no Pará, é um dos exemplos de áreas utilizadas para assentar trabalhadores rurais, apesar de serem reconhecidas como território tradicional dos índios. A afirmação é do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart. "No Pará, isso é clássico", disse Hackbart, ao destacar que, só em Cachoeira Seca foram assentadas, "ao longo da história", mais de 400 famílias.
O presidente do Incra afirmou que situações como essa já deixaram de ocorrer e que a retirada de não-índios de Cachoeira Seca e de mais 73 áreas indígenas está entre as prioridades do órgão para este ano. De acordo ele, entre as pessoas que ocupam as terras reconhecidas como indígenas estão madeireiros, mineradores, fazendeiros e quilombolas, além de assentados. "O Incra tem que olhar o que é público da reforma agrária. Se for, será assentado, se não for, tem que sair".
Rolf Hackbart participou hoje (26) de uma audiência no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que reuniu cerca de 500 indígenas e representantes do governo federal e do Ministério Público. Durante a reunião, o cacique Jecinaldo Barbosa, coordenador-geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), afirmou que a presença de não-índios em terras indígenas é a causa de conflitos fundiários e de violência nessas áreas.
A audiência faz parte da mobilização indígena Terra Livre, organizada pelo Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas (FDDI). As atividades tiveram início ontem (25) e vão se estender até a próxima sexta-feira.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Juliana Andrade

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.