Panorama
 
 
 

RELATÓRIO PODE GERAR NOVAS MULTAS POR VAZAMENTO DE ÓLEO DEPOIS DE ACIDENTE DE TREM NO RIO

Panorama Ambiental
Rio de Janeiro (RJ) – Brasil
Abril de 2005

28/04/2005 - A Fundação de Engenharia do Meio Ambiente (Feema) enviou hoje à Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca) relatório técnico sobre o impacto ambiental causado pelo derramamento de óleo no Rio Caceribu. O relatório será examinado pela Ceca, que poderá tomar outras medidas sobre o caso, inclusive novas multas aos responsáveis pelo acidente.
O vazamento resultou do descarrilamento de um trem, cujos vagões carregavam pelo menos 60 mil litros de óleo diesel, no município de Itaboraí, há dois dias. O óleo atingiu também manguezais da Área de Proteção Ambiental de Guapimirim e a Baía de Guanabara. Já foram aplicadas duas multas à Ferrovia Centro Altântica, responsável pelo transporte do produto, totalizando R$ 5 milhões de reais.
O trabalho de monitoramento do óleo continua sendo realizado, como também as ações de contenção do produto por equipes da Feema, da Comissão Estadual de Controle Ambiental e do Ibama.
O diretor de Planejamento Ambiental da Feema, João Eustáquio, disse hoje em entrevista à Rádio Nacional do Rio de Janeiro que o estado pode até pedir reparação por danos causados ao meio ambiente e à população. Mas, avaliou que "o óleo é fino e não vai se agarrar as raízes das plantas dos manguezais". Segundo ele, o vazamento danificou o rio e seus afluentes, onde barreiras foram colocadas, e ainda pode matar peixes e caranguejos. João Eustáquio disse ainda que a decisão do Ibama de proibir a pesca na área é acertada. "O óleo chegou à Baía de Guanabara, que está se recuperando, e, apesar de ser sempre agredida, sempre dá a volta por cima."

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Norma Nery

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.